29/01/2008

Super feixe de luz poderá ajudar na detecção do câncer de mama

Fabiana Albuquerque

Pesquisa da USP-Ribeirão Preto e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) aponta a luz síncrotron como uma poderosa ferramenta para desenvolvimento de novas técnicas para detectar tecidos tumorais da região mamária.

Luz síncrotron

A fonte de luz síncrotron, acelerador de partículas que produz feixes intensos de raios-X, ultravioleta e infravermelho usado para estudos de materiais em níveis atômicos, moleculares e arranjos moleculares, se revela como uma ferramenta importante para investigação de novas técnicas a serem aplicadas no estudo do câncer de mama.

Câncer na região mamária

É o que revela o estudo "Análise de tecido mamário normal e neoplásico por espalhamento de raios-X a baixo ângulo", da USP de Ribeirão Preto, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).

A pesquisa mostra que o uso da técnica de espalhamento de raios-X a baixo ângulo, do inglês Small Angle X-Ray Scattering (SAXS), permite identificar diferenças estruturais entre os tecidos mamários normais e neoplásicos (benignos e malignos), o que poderá auxiliar em um possível diagnóstico, bem como para um prognóstico do desenvolvimento de um tumor.

Diagnóstico do câncer de mama

"O principal objetivo desta pesquisa é auxiliar no diagnóstico do câncer de mama, eliminando a subjetividade decorrente da biópsia tradicional. Além disso, futuramente esperamos adequar esta técnica para utilização conjunta à mamografia, criando assim, uma nova ferramenta de diagnóstico para atender a população em geral", afirma André Luiz Coelho Conceição, pesquisador da USP-Ribeirão Preto, responsável pelo estudo.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer de maior incidência no mundo perdendo apenas para o de pulmão. Segundo a projeção do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 49,4mil novos casos deverão surgir no Brasil entre 2008 e 2009. Assim como em outras formas de tumores, as chances de cura chegam a 100% se a doença for diagnosticada e tratada precocemente.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Equipamentos Médicos

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.