23/06/2015

Abastecimento de insumos radioativos começa a ser regularizado

Com informações da Agência Brasil

Situação frágil

O IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), responsável pela produção da maioria dos radiofármacos utilizados no país, regularizou o fornecimento de radioisótopos usados como matéria-prima na medicina nuclear.

No início do mês, pacientes não puderam fazer diagnóstico de doenças nem continuar o tratamento por causa da falta de radiofármacos nos hospitais.

Para a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, apesar da regularização da remessa de radiofármacos, a situação é frágil e requer atenção.

Em nota, a associação alertou que a dependência do Brasil por insumos radioativos importados é um problema que precisa ser solucionado, visto que há número limitado de fornecedores de radioisótopos dos quais o país pode comprar.

A associação cita a alta do dólar, o aumento dos custos dos insumos importados e o corte do orçamento para a produção de radiofármacos como obstáculos para aquisição de insumos e manutenção da produção, de maneira regular a distribuição, como tem ocorrido nos últimos 30 anos.

Reator Multipropósito Brasileiro

O governo brasileiro tem como meta de longo prazo, para a autonomia de produção de radiofármacos, a criação do Reator Multipropósito Brasileiro.

Além de ampliar a produção de material e técnicas nucleares, gerando benefício na área da saúde, o reator vai produzir isótopos radioativos que servirão de insumo para produtos com aplicação na indústria.

Serão usados também na proteção do meio ambiente, na agricultura e no desenvolvimento da capacidade técnica e continuada na formação de pessoal especializado.

Em maio, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu licença prévia para a construção do reator. O empreendimento foi integrado ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem previsão para começar a operar em aproximadamente quatro anos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Tratamentos

Saúde Pública

Quimioterapia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.