Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

20/07/2012

Composto botânico cura gripe sem efeitos colaterais

Redação do Diário da Saúde

Ácido abscísico

Pesquisadores norte-americanos descobriram que o ácido abscísico, encontrado nas plantas, tem forte efeito anti-inflamatório nos pulmões e no aparelho digestivo.

O ácido abscísico é um hormônio vegetal que tem como função a regulação de vários aspectos ligados à fisiologia das plantas. Entre outras funções, ele ajuda no crescimento e no desenvolvimento do caule.

"Nós mostramos definitivamente que o ácido abscísico não apenas atenua a atividade inflamatória do pulmão, como também ele ajuda na recuperação e aumenta a sobrevivência de camundongos infectados com gripe," disse a Dra. Raquel Hontecillas, da Universidade da Virgínia, nos EUA.

Segundo ela, os efeitos imunológicos do hormônio vegetal já foram também extensivamente demonstrados com relação ao sistema digestivo.

Ação pós-infecção

O mais interessante da pesquisa é que ela demonstrou que o ácido abscísico é eficaz contra a gripe mesmo de sete a 10 dias depois da infecção.

Isso é possível porque o composto não ataca o vírus, ele reforça o sistema imunológico.

Hoje, os antivirais, usados em casos de influenza mais graves, têm menor eficácia depois de passado o período de incubação do vírus. Sem contar o desenvolvimento de resistência contra essas drogas, que tem-se tornado uma preocupação crescente.

Em vez de atacar o vírus, como faz a maioria dos medicamentos usados para tratar infecções respiratórias, o ácido abscísico ativa um receptor que ajuda a reduzir a inflamação, sem os efeitos colaterais apresentados, por exemplo, pelas tiazolidinedionas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?