Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

05/05/2009

Acupuntura alivia síndrome da boca seca em pacientes com câncer

Laura Sussman
Acupuntura alivia síndrome da boca seca em pacientes com câncer
[Imagem: Wikimedia Commons]

Xerostomia

Sessões de acupuntura, duas vezes por semana, aliviam os debilitantes sintomas da xerostomia - a chamada síndrome da boca seca - entre pacientes submetidos à radioterapia para tratamento de cânceres na cabeça e no pescoço.

A descoberta, publicada no jornal científico Head & Neck, foi feita por pesquisadores da Universidade do Texas (EUA).

A xerostomia se desenvolve depois que as glândulas salivares são expostas a doses repetidas de radiação terapêutica. As pessoas que têm câncer de cabeça e pescoço normalmente recebem grandes doses cumulativas de radiação, tornando as glândulas salivares incapazes de produzir saliva em quantidade adequada, conta o Dr. Mark S. Chambers, coordenador da pesquisa.

Tratamentos para boca seca

Substitutos da saliva, pastilhas e gomas de mascar trazem alívios apenas temporários, e a medicação normalmente prescrita, a pilocarpina, tem benefícios de vida curta, além dos seus próprios efeitos colaterais.

"A qualidade de vida em pacientes com xerostomia induzida por radiação é profundamente prejudicada", disse Chambers. "Os sintomas podem incluir alterações no paladar, quedas de dentes, infecções dos tecidos da boca e dificuldade para falar, comer e engolir. Tratamentos convencionais têm deixado a desejar, dando respostas de curto prazo, na melhor das hipóteses."

Esses problemas podem levar os pacientes com xerostomia a desenvolver déficits nutricionais que podem se tornar irreversíveis.

Acupuntura terapêutica

Sem solução na medicina tradicional, os pesquisadores resolveram fazer um estudo piloto para avaliar se a acupuntura poderia aliviar ou mesmo reverter a xerostomia.

A acupuntura terapêutica é baseada na antiga prática chinesa de inserir e manipular agulhas muito finas em pontos precisos sobre o corpo para aliviar a dor ou para restaurar a saúde. Na medicina tradicional chinesa, acredita-se que a estimulação desses pontos melhora o fluxo de energia vital através do corpo.

Teorias contemporâneas sobre os benefícios da acupuntura incluem a sugestão de que a manipulação das agulhas estimula as substâncias naturais que dilatam os vasos sanguíneos e aumentam o fluxo sangüíneo para diferentes áreas do corpo.

Sessões de acupuntura

Os pacientes receberam duas sessões de acupuntura por semana, durante quatro semanas. Os pontos de acupuntura utilizados no tratamento localizam-se na orelha, queixo, dedo indicador, antebraço e face lateral da perna.

Todos os pacientes foram testados para o fluxo de saliva e convidados a preencher autoavaliações e questionários relacionados com os seus sintomas e com sua qualidade de vida, antes do primeiro tratamento, após a conclusão das quatro semanas de acupuntura e novamente quatro semanas mais tarde.

Melhorias significativas

As duas sessões semanais de acupuntura produziram melhoria dos sintomas altamente significativos em termos estatísticos. As ferramentas de medição incluíram: o Inventário da Xerostomia, pedir aos pacientes para avaliar a taxa de secura da boca e outros sintomas relacionados, e o Questionário de Benefícios do Paciente, perguntando sobre questões como desconfortos na boca e na língua, dificuldades em falar, comer e dormir e uso de aparatos orais de conforto.

A avaliação da qualidade de vida realizada nas semanas cinco e oito do tratamento mostrou significativa melhoria sobre os índices de qualidade de vida registrados no início do estudo.

"Nesse estudo piloto os pacientes com xerostomia severa que se submeteram à acupuntura mostraram melhorias no bem-estar físico e nos sintomas subjetivos," diz o Dr. Chambers. "Embora população tenha sido pequena, os resultados positivos são encorajadores e recomendam um teste maior para avaliar os pacientes durante um longo período de tempo."


Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Terapias Alternativas

Plantas Medicinais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Conferência mundial discutirá segurança dos alimentos geneticamente modificados

Chá verde melhora conectividade do cérebro

Vaginas produzidas em laboratório são implantadas em pacientes

Xixi com cloro da piscina faz mal mesmo

Brasil desvaloriza parto normal e sagra-se campeão mundial de cesáreas