05/05/2009

Acupuntura alivia síndrome da boca seca em pacientes com câncer

Laura Sussman
Acupuntura alivia síndrome da boca seca em pacientes com câncer

[Imagem: Wikimedia Commons]

Xerostomia

Sessões de acupuntura, duas vezes por semana, aliviam os debilitantes sintomas da xerostomia - a chamada síndrome da boca seca - entre pacientes submetidos à radioterapia para tratamento de cânceres na cabeça e no pescoço.

A descoberta, publicada no jornal científico Head & Neck, foi feita por pesquisadores da Universidade do Texas (EUA).

A xerostomia se desenvolve depois que as glândulas salivares são expostas a doses repetidas de radiação terapêutica. As pessoas que têm câncer de cabeça e pescoço normalmente recebem grandes doses cumulativas de radiação, tornando as glândulas salivares incapazes de produzir saliva em quantidade adequada, conta o Dr. Mark S. Chambers, coordenador da pesquisa.

Tratamentos para boca seca

Substitutos da saliva, pastilhas e gomas de mascar trazem alívios apenas temporários, e a medicação normalmente prescrita, a pilocarpina, tem benefícios de vida curta, além dos seus próprios efeitos colaterais.

"A qualidade de vida em pacientes com xerostomia induzida por radiação é profundamente prejudicada", disse Chambers. "Os sintomas podem incluir alterações no paladar, quedas de dentes, infecções dos tecidos da boca e dificuldade para falar, comer e engolir. Tratamentos convencionais têm deixado a desejar, dando respostas de curto prazo, na melhor das hipóteses."

Esses problemas podem levar os pacientes com xerostomia a desenvolver déficits nutricionais que podem se tornar irreversíveis.

Acupuntura terapêutica

Sem solução na medicina tradicional, os pesquisadores resolveram fazer um estudo piloto para avaliar se a acupuntura poderia aliviar ou mesmo reverter a xerostomia.

A acupuntura terapêutica é baseada na antiga prática chinesa de inserir e manipular agulhas muito finas em pontos precisos sobre o corpo para aliviar a dor ou para restaurar a saúde. Na medicina tradicional chinesa, acredita-se que a estimulação desses pontos melhora o fluxo de energia vital através do corpo.

Teorias contemporâneas sobre os benefícios da acupuntura incluem a sugestão de que a manipulação das agulhas estimula as substâncias naturais que dilatam os vasos sanguíneos e aumentam o fluxo sangüíneo para diferentes áreas do corpo.

Sessões de acupuntura

Os pacientes receberam duas sessões de acupuntura por semana, durante quatro semanas. Os pontos de acupuntura utilizados no tratamento localizam-se na orelha, queixo, dedo indicador, antebraço e face lateral da perna.

Todos os pacientes foram testados para o fluxo de saliva e convidados a preencher autoavaliações e questionários relacionados com os seus sintomas e com sua qualidade de vida, antes do primeiro tratamento, após a conclusão das quatro semanas de acupuntura e novamente quatro semanas mais tarde.

Melhorias significativas

As duas sessões semanais de acupuntura produziram melhoria dos sintomas altamente significativos em termos estatísticos. As ferramentas de medição incluíram: o Inventário da Xerostomia, pedir aos pacientes para avaliar a taxa de secura da boca e outros sintomas relacionados, e o Questionário de Benefícios do Paciente, perguntando sobre questões como desconfortos na boca e na língua, dificuldades em falar, comer e dormir e uso de aparatos orais de conforto.

A avaliação da qualidade de vida realizada nas semanas cinco e oito do tratamento mostrou significativa melhoria sobre os índices de qualidade de vida registrados no início do estudo.

"Nesse estudo piloto os pacientes com xerostomia severa que se submeteram à acupuntura mostraram melhorias no bem-estar físico e nos sintomas subjetivos," diz o Dr. Chambers. "Embora população tenha sido pequena, os resultados positivos são encorajadores e recomendam um teste maior para avaliar os pacientes durante um longo período de tempo."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Terapias Alternativas

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.