14/01/2016

Acupuntura eficaz contra dor crônica em crianças

Redação do Diário da Saúde
Acupuntura eficaz contra dor crônica em crianças
Se já é perturbador ver alguém sofrendo, é especialmente devastador assistir uma criança suportando uma dor crônica.
[Imagem: Rush University]

Dor crônica em crianças

A acupuntura pode ser um tratamento adjuvante seguro e eficaz contra a dor crônica também em pacientes pediátricos.

Se já é perturbador ver alguém sofrendo, é especialmente devastador assistir uma criança suportando uma dor crônica.

"Embora já tenha sido demonstrado que a acupuntura reduz a dor crônica em adultos, há muito poucos dados sobre se ela é eficaz em crianças," explica a Dra Angela Johnson, da Universidade Rush (EUA), cuja equipe acaba de publicar um estudo a respeito na revista médica Alternative and Complementary Therapies.

"Este estudo analisou o efeito da acupuntura em crianças diretamente, em vez de analisar dados coletados de adultos. Este enfoque é especialmente importante, já que a as crianças experimentam a dor de maneiras diferentes do que os adultos," acrescenta ela.

Acupuntura em pacientes pediátricos

Os testes incluíram 55 crianças e adolescentes, entre 7 e 20 anos, que experimentam condições de dor crônica. Cada paciente recebeu até oito sessões de acupuntura prescritas individualmente, com duração de 30 minutos cada uma.

Todos os pacientes relataram quedas significativas e progressivas em todos os níveis de dor ao longo das oito sessões do tratamento, com reduções mais fortes da dor durante o início do tratamento. Os participantes também relataram reduções substanciais da dor do início até o fim de cada sessão.

Além disso, os pacientes pediátricos relataram reduções significativas nos problemas de saúde, emocionais, sociais e educacionais. Estes resultados foram corroborados por reduções semelhantes em observações relatadas pelos pais a respeito das mesmas questões.

Alternativa espetacular

Tratar crianças com dor crônica pode ser complexo devido à sua vulnerabilidade e porque, como estão crescendo, há o medo de causar efeitos a longo prazo. Apesar disso, os dados sobre a segurança e a eficácia de opções terapêuticas para crianças ainda são muito limitados.

"A acupuntura oferece uma alternativa espetacular para medicação da dor crônica. Isto é especialmente verdadeiro para os pacientes que podem ter de lidar com a dor na maior parte de sua vida, incluindo aqueles que têm anemia falciforme e sequelas de câncer. Além disso, a acupuntura ajuda com a ansiedade e a depressão," concluiu Paul Kent, oncologista pediátrico e principal autor do estudo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Terapias Alternativas

Dores Crônicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.