01/06/2011

Acupuntura muda percepção e processamento da dor no cérebro

Redação do Diário da Saúde
Acupuntura muda percepção e processamento da dor no cérebro
Os resultados indicam a eficácia da acupuntura contra a dor, não apenas de um ponto de vista psicológico, mediante relatos, mas detectando diretamente as sensações de dor registradas no cérebro.
[Imagem: Wikimedia]

Acupuntura no cérebro

Em mais um estudo que procura determinar a eficácia da acupuntura, pesquisadores alemães usaram exames de ressonância magnética funcional (fMRI) para monitorar o cérebro dos pacientes durante o tratamento.

Foram capturadas imagens do cérebro enquanto os voluntários recebiam estímulos dolorosos - uma parte deles recebendo o tratamento de acupuntura e outra parte não.

Os resultados indicam a eficácia da acupuntura contra a dor, não apenas de um ponto de vista psicológico, mediante relatos, mas detectando diretamente as sensações de dor registradas no cérebro.

Ressonância magnética funcional

"Até agora, o papel da acupuntura na percepção e no processamento da dor tem sido controverso," diz a pesquisadora Nina Theysohn, do Hospital Universitário de Essen.

"A ressonância magnética funcional nos deu a oportunidade de observar diretamente as áreas do cérebro que são ativadas durante a percepção da dor e ver as variações que ocorrem com a acupuntura," explica.

A ressonância magnética funcional mede as minúsculas mudanças metabólicas que ocorrem em uma parte ativa do cérebro, enquanto o paciente realiza uma tarefa ou é exposto a um estímulo externo específico.

No estudo, 18 voluntários saudáveis foram submetidos à fMRI enquanto um estímulo elétrico doloroso era-lhes aplicado ao tornozelo esquerdo.

As agulhas da acupuntura foram colocadas em três pontos no lado direito, incluindo entre os dedos, abaixo do joelho, e perto do polegar.

Processamento da dor no cérebro

Os pesquisadores então compararam as imagens e os dados obtidos com as sessões de fMRI sem acupuntura com os dados das sessões de fMRI com a acupuntura.

"A ativação das áreas do cérebro envolvidas na percepção da dor foi significativamente reduzida ou modulada sob a acupuntura," disse a Dra. Theysohn.

Durante a estimulação sem acupuntura, a fMRI revelou ativação significativa na área motora suplementar contralateral, no córtex somatossensorial, na ínsula bilateral precuneus e no córtex somatomotor ipsilateral.

Durante a acupuntura, a ativação na maioria dessas áreas de processamento da dor no cérebro foi reduzida significativamente.

Dor e expectativa de dor

Segundo a Dra. Theysohn, além dos efeitos específicos na sinalização da dor, a acupuntura também afetou a ativação cerebral em áreas que regem as expectativas de dor dos pacientes, semelhante a uma resposta analgésica de placebo.

"Acredita-se que a acupuntura aja por meio de pelo menos dois mecanismos não-específicos baseados na expectativa e na modulação específica da sinalização da dor," explica a pesquisadora.

"Nossas descobertas sustentam que esses dois mecanismos inespecíficos e o mecanismo específico de fato existem, sugerindo que a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor," conclui.

Outro grupo de pesquisadores já havia demonstrado a eficácia da acupuntura observando mecanismos bioquímicos no cérebro.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Acupuntura

Dores Crônicas

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.