30/01/2014

Alternativa ao iogurte é feita com leite vegetal

Redação do Diário da Saúde
Alternativa ao iorgute é feita com leite vegetal
O "leite" feito de nozes e grãos representa uma alternativa ao leite animal e ao leite de soja.
[Imagem: Asociación RUVID]

"Iogurte vegetal"

Um novo produto fermentado com bactérias probióticas de grãos e nozes - conhecido normalmente como "leite vegetal" - mostrou ser uma alternativa eficaz aos iogurtes convencionais.

O produto foi inicialmente concebido para ser usado por pessoas com alergia a leite de vaca, intolerância à lactose ou glúten, bem como crianças e mulheres grávidas.

Os resultados, contudo, mostraram-se melhores do que o esperado.

Os estudos de laboratório mostraram que os "iogurtes vegetais" têm propriedades anti-inflamatórias em células do intestino, o que poderia aliviar reações alérgicas provocadas pela ingestão de alimentos e aumentar a biodisponibilidade de ferro.

As caseínas, presentes no leite de vaca, figuram na lista de componentes alérgenos que dificultam a absorção do ferro.

A equipe espanhola responsável pelo desenvolvimento do produto já trabalhou com amêndoas, avelãs e aveia, e agora pretende avaliar o uso de nozes e castanhas como matéria-prima para compor as alternativas ao iogurte tradicional.

"Os resultados que obtivemos mostram também que os 'leites vegetais' que estudamos são uma boa matriz para o crescimento e viabilidade de bactérias probióticas por toda a vida útil do produto, especialmente depois de sua ingestão," disse Chelo González, da Universidade Politécnica de Valência.

Além disso, a pesquisa oferece novas dicas para melhorar os leites à base de planta, ou leites vegetais, disponíveis no mercado hoje, que têm deficiências relacionadas à baixa estabilidade física durante o armazenamento.

Leites vegetais

O "leite" feito de nozes e grãos representa uma alternativa ao leite animal e ao leite de soja.

Esses leites à base de plantas também têm componentes de grande valor nutricional, que podem proporcionar inúmeros benefícios para a saúde tanto para os consumidores com problemas específicos (intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca, etc.), como para a população em geral, sobretudo para os vegetarianos.

Esses leites vegetais são caracterizados por um perfil saudável de ácidos graxos e carboidratos com baixo índice glicêmico (adequado para diabéticos).

Além disso, eles constituem uma importante fonte de vitaminas B e E, compostos antioxidantes (fitoesteróis e/ou polifenóis) e fibras alimentares, o que ajuda a melhorar a saúde intestinal.

Os leites vegetais também são ricos em potássio e apresentam teor muito baixo de sódio.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Alergias

Vitaminas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.