20/06/2014

Andar não atrapalha pensar, garantem cientistas

Redação do Diário da Saúde
Andar não atrapalha pensar
Os voluntários foram monitorados cuidadosamente enquanto caminhavam e pensavam - tanto a caminhada quanto a execução da tarefa mental foram bem feitas.
[Imagem: Ferris Lab]

Andanças da ciência

Não se preocupe: você pode andar e pensar ao mesmo tempo sem se preocupar em ferir nenhuma "lei científica".

Cientistas "descobriram" que, ao contrário do que eles próprios afirmavam a partir de seus estudos anteriores, caminhar não dificulta a capacidade de pensar.

Tudo soa muito estranho, principalmente porque já existem vários estudos associando a caminhada à criatividade, por exemplo.

Mas Julia Kline e seus colegas da Universidade de Michigan (EUA) acharam que era melhor pesquisar melhor o tema, na tentativa de aferir os estudos científicos anteriores que diziam que andar atrapalha pensar.

Em 2011, por exemplo, um livro se tornou best-seller nos EUA sugerindo que, como caminhar exige um esforço mental, caminhar pode dificultar a nossa capacidade de pensar - o livro se chama "Pensando rápido e lento", em tradução livre.

Surpresa

A equipe monitorou como participantes do estudo realizavam uma tarefa cognitiva espacial muito complexa enquanto caminhavam e enquanto ficavam parados.

"Estamos dizendo que, pelo menos para essa tarefa, que é bastante complicada, caminhar não compromete em nada a sua capacidade de pensar," disse a Dra. Kline.

E ela se disse surpresa com o resultado, já que ela esperava ver uma redução no desempenho mental com o aumento da velocidade da marcha.

"Levando em conta os benefícios à saúde de caminhar, não devemos desencorajar as pessoas a caminhar e pensar quando elas quiserem," disse o professor Daniel Ferris, orientador da equipe.

Embora a velocidade da caminhada não tenha alterado o desempenho na execução da tarefa, os voluntários davam passos mais longos ao executar a tarefa do que quando eles estavam apenas caminhando, o que pode ajudar a compensar e manter o equilíbrio enquanto se concentra, disse Kline.

Exercícios físicos aumentam criatividade

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Mente

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.