Novo antibacteriano reduz em 1.000 vezes chance de infecção pós-cirúrgica

Novo antibacteriano reduz em 1.000 vezes chance de infecção pós-cirúrgica
O PAMBM é uma substância projetada a partir de peptídeos antimicrobianos de origem natural - o gráfico O novo composto (à direita) reduziu
[Imagem: Li et al./Langmuir]

Infecções cirúrgicas

Infecções são um problema onde quer que elas surjam.

Mas o problema pode ser dramático se os microrganismos colonizarem as suturas feitas em uma cirurgia.

Além do risco de espalhamento, a infecção aparece justamente quando o paciente não está com a força total do organismo para contra-atacar os invasores.

Mas a esperança já está a caminho, graças a uma invenção feita por Gregory Tew e seus colegas da Universidade de Massachusetts (EUA).

Revestimento antibacteriano

A equipe desenvolveu um novo revestimento antibacteriano para fios de sutura que é 1.000 vezes mais eficaz do que os revestimentos usados atualmente.

Além disso, o antibiótico usado hoje contém triclosan, já considerado um contaminante emergente, além de causar danos ao coração e músculos.

Outra deficiência do triclosan é que ele retarda o crescimento das bactérias, sem realmente matar aquelas que já estão presentes.

Finalmente, seu largo uso em produtos de higiene pessoal levou ao surgimento de cepas bacterianas resistentes a ele.

Antimicrobiano natural

Os cientistas agora descobriram um substituto sem tantos problemas e, literalmente, mil vezes melhor.

Trata-se de um composto conhecido como PAMBM, uma sigla em inglês para a indizível expressão polímero anfifílico, poli[(aminoetil metacrilato)-co-(butil metacrilato)].

O PAMBM é uma substância projetada a partir de peptídeos antimicrobianos de origem natural, o que o faz agir de uma forma que dificilmente leva ao desenvolvimento da resistência bacteriana e ao surgimento das chamadas superbactérias.

Além disso, os resultados falam por si sós: em sua ação contra as bactérias, o PAMBM foi 1.000 vezes mais eficaz do que o triclosan.


Ver mais notícias sobre os temas:

Infecções

Bactérias

Cirurgias

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.