Antidepressivos podem ser usados para aliviar sintomas da fibromialgia

Antidepressivos podem ser usados para aliviar sintomas da fibromialgia

[Imagem: Prozac, um medicamento antidepressivo do tipo SSRI]

Antidepressivos contra a fibromialgia

O uso de medicamentos antidepressivos por pacientes portadores de fibromialgia resultou na redução das dores e dos distúrbios do sono, na melhoria do humor e da qualidade geral de vida dos pacientes. A conclusão é de um estudo não-experimental, publicado na última edição do Journal of the American Medicine Association

A síndrome da fibromialgia consiste em dores generalizadas, com sintomas como fadigas, fraqueza e problemas para dormir.

Winfried Häuser e seus colegas da Klinikum Saarbrücken (Alemanha) fizeram uma meta-análise para avaliar os efeitos de tratamentos com antidepressivos em pacientes com fibromialgia. Eles identificaram 18 pesquisas experimentais, envolvendo 1.427 pacientes no total.

Redução das dores

No geral, segundo o estudo, há fortes evidências entre o uso dos antidepressivos e uma redução das dores, da fadiga e dos problemas de humor, além de uma melhor qualidade do sono e uma melhor sensação geral quanto à saúde.

Os pesquisadores encontraram grandes efeitos do uso de antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos na redução da dor, da fadiga e dos distúrbios do sono; pequenos efeitos dos SSRI (inibidores de reabsorção de serotonia) na redução da dor; pequenos efeitos dos SNRI (inibidores de reabsorção de serotonina e noradrenalina) na redução da dor, dos distúrbios do sono e dos problemas de humor; e um pequeno efeito do uso dos MAOIs (inibidores da oxidase monoamina) na redução da dor.

Use com moderação

Contudo, o estudo alerta que não há evidências dos efeitos a longo prazo do uso de antidepressivos para combater os sintomas da fibromialgia, recomendando que eventuais tratamentos sejam avaliados a intervalos regulares para verificar se os efeitos benéficos superam os efeitos adversos conhecidos dos antidepressivos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Dores Crônicas

Sono

Medicamentos

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.