Antirretroviral genérico produzido no Brasil já está no mercado

Genérico contra AIDS

O primeiro medicamento genérico contra AIDS produzido por um laboratório público brasileiro já está no mercado.

O genérico do antirretroviral Tenofovir está sendo produzido pela Fundação Ezequiel Dias, por meio de parceria público-privada (PPP).

O objetivo é reduzir gastos governamentais com medicamentos considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, cerca de 64 mil pessoas portadoras do vírus da AIDS e 1,5 mil diagnosticadas com algum tipo de hepatite fazem uso do remédio.

Metade nacionalizada

Com o genérico do Tenofovir, dez dos 20 antirretrovirais oferecidos pela rede pública são fabricados no Brasil.

Os custos de pesquisa para a produção do medicamento ultrapassaram R$ 25 milhões. A estimativa é que a produção nacional do antirretroviral gere uma economia de cerca de R$ 80 milhões por ano aos cofres públicos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Saúde Pública

Tratamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.