Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

28/11/2014

Anvisa estuda reclassificar canabidiol como medicamento

Com informações da Agência Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), está estudando a reclassificação do canabidiol como medicamento.

O canabidiol é uma substância, presente na folha da maconha (Cannabis sativa), mas é diferente do composto também presente na planta e que causa dependência química - o tetrahidrocanabinol (THC). O canabidiol está sendo usado para tratamento de doenças neurológicas, câncer, mal de Parkinson, entre outras.

"Por ser um derivado da Cannabis, o canadibiol estava incluso na Lista E, que é a lista de plantas que podem originar substâncias entorpecentes e psicotrópicas, e na Lista F, que são substâncias de uso proscrito no Brasil, de entorpecentes e psicotrópicos", disse Ivo Bucaresky, da Anvisa.

Caso seja reclassificado, o canabidiol irá para a Lista C1, "que é uma lista de [remédios] controlados que envolve uma série de medicamentos, sejam medicamentos de grande grau de risco e, por isso, têm que ter controle, sejam medicamentos novos, que têm que ir testando," disse Bucaresky.

A reclassificação deverá facilitar a importação da substância por pessoas jurídicas e para pesquisas científicas e evitar que os pacientes tenham que entrar na justiça para conseguir seus medicamentos. Desde abril deste ano, a Anvisa recebeu mais de 200 pedidos para importação do canabidiol.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Drogas Lícitas

Plantas Medicinais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão