Aparelho monitora fígado continuamente

Aparelho monitora fígado continuamente

[Imagem: d-LIVER]

Se você ainda não sabe cuidar bem do seu fígado, ao menos um novo aparelho promete ajudar-lhe a descobrir rapidamente qualquer problema quando as coisas começarem a dar errado.

James Orr e sua equipe da Universidade de Newcastle (Reino Unido) começaram a testar em pacientes um novo sistema miniaturizado para o monitoramento da saúde do fígado de forma contínua.

Monitoramento do fígado

A ideia é que pacientes com doenças graves do fígado - como a cirrose hepática - possam ficar em casa o máximo possível, somente indo ao hospital quando for realmente necessário.

Para isso, o aparelho analisa vários indicadores no sangue, incluindo a taxa de coagulação e a quantidade de potássio, sódio, creatinina, albumina e bilurrubina.

"Níveis altos demais ou baixos demais desses elementos no sangue podem ser um sintoma de um mal funcionamento do fígado," disse Stephan Dasen, membro da equipe.

O aparelho também permitirá que os pacientes monitorem por conta própria seus parâmetros fisiológicos, incluindo a frequência cardíaca, temperatura da pele ou a pressão arterial.

Episódios graves

"A principal vantagem que vemos do ponto de vista dos pacientes é que seus cuidados clínicos podem ser melhorados de forma que eles tenham menos episódios [graves] por meio desse monitoramento," disse o Dr. Orr.

"Sua qualidade de vida deve melhorar significativamente se pudermos fazer isso, porque eles não terão que ir tanto ao hospital," concluiu o médico.

A equipe espera agora finalizar os testes de avaliação, que estão sendo feitos em um hospital na Suíça, para começar a planejar a comercialização do aparelho.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.