28/03/2017

Aparelhos manuais de medir pressão podem gerar falsos diagnósticos, diz médico

Redação do Diário da Saúde
Aparelhos manuais de medir pressão podem gerar falsos diagnósticos, diz médico
Apenas 43% dos médicos pesquisados usam o aparelho eletrônico automático para medição da pressão arterial.
[Imagem: University of Montreal Hospital Research Center (CRCHUM)]

Pressão incorreta

Quando você vai ao médico, ele mede sua pressão sanguínea usando o tradicional aparelho manual?

O problema dessa prática, de acordo com médicos da Universidade de Montreal (Canadá), é que os aparelhos manuais para medir a pressão arterial representam uma tecnologia ultrapassada que muitas vezes leva a diagnósticos errados.

"Cerca de 20% das pessoas que recebem tratamento para hipertensão não têm realmente o problema e não precisam de medicação, devido principalmente ao fato de que sua pressão arterial foi inadequadamente medida," disse o Dr. Janusz Kaczorowski.

Kaczorowski acrescenta que, mesmo no Canadá, onde as recomendações oficiais das autoridades de saúde instruem os médicos a usarem aparelhos eletrônicos, mais da metade dos profissionais de saúde continua usando o tradicional aparelho manual.

Tensiômetros de medição oscilométrica

A pressão arterial é definida como a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Ela é expressa em dois números: o valor quando o coração se contrai (pressão arterial sistólica) e o valor quando o coração relaxa entre duas contrações (pressão arterial diastólica).

A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica está abaixo de 140 milímetros de mercúrio (mmHg) e a pressão diastólica está abaixo de 90 mmHg. Acima destes valores, diz-se que uma pessoa tem pressão alta, ou hipertensão.

Para fazer essas medições são usados aparelhos conhecidos como tensiômetros ou esfigmomanômetros. Ocorre que a tecnologia para medir a pressão arterial mudou muito nos últimos 20 anos. A última palavra são os aparelhos de medição eletrônicos automáticos, conhecidos como tensiômetros de medição oscilométrica.

"Os médicos devem usar aparelhos automáticos," recomenda Kaczorowski. "Eles são mais caros, mas são mais precisos, porque fazem várias medições. A medição manual é aceitável se for feita corretamente, mas muitas vezes não é o caso. Para tomar a pressão arterial da maneira correta é necessário um período de 12 a 15 minutos. Sabemos que a média de uma consulta a um médico de família é de 10 minutos."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Sistema Circulatório

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.