11/11/2011

Atenção e percepção são processos mentais independentes

Redação do Diário da Saúde
Atenção e percepção são processos mentais independentes
Ajustando a atenção é possível inverter a posição do cubo. No outro teste é possível mudar a percepção mostrando cada um dos desenhos para cada um dos olhos.
[Imagem: MPI for Biological Cybernetics]

Tecidos diferentes

Cientistas alemães e japoneses usaram estudos de imagens cerebrais para demonstrar que a atenção e a percepção são processos separados no cérebro.

Tanto o senso comum quanto as teorias científicas supõem que a percepção, ou sensibilização - o ato de estar consciente dos acontecimentos ao redor - e a atenção - o foco em determinado assunto - são fios que compõem o mesmo tecido.

Contudo, uma série de estudos com observações comportamentais começaram a sugerir o contrário.

Os pesquisadores então decidiram observar o que ocorre diretamente no cérebro quando uma pessoa tenta ficar consciente de uma situação e quando ela foca a atenção em um objeto.

Percepção e atenção

Os resultados mostraram não apenas que a percepção e atenção não são necessariamente conectadas, como são dois processos fundamentalmente diferentes, afetando as células nervosas de maneiras diferentes.

Para isso, eles mostraram aos participantes figuras que podem ser vistas de formas diferentes e testes parecidos com ilusões de óptica, em que imagens diferentes são mostradas a cada olho. Ambos forçam o cérebro a mudar constantemente de perspectiva.

Para não depender das sensações dos participantes, os pesquisadores monitoraram diretamente seus cérebros usando imagens de ressonância magnética funcional.

Os resultados dos experimentos surpreenderam até mesmo os cientistas.

"Eu mesmo fiquei surpreso com a descoberta, ela mudou um pouco meu jeito de pensar," confessou Masataka Watanabe, coordenador dos experimentos.

Implicações psicológicas e filosóficas

A constatação de que a atenção e a consciência - no sentido de percepção dos acontecimentos - como processos separados tem implicações tanto para a psicologia quanto para a filosofia.

Muitos cientistas defendem uma "visão holística" da consciência como sendo fruto da ação de todo o cérebro, intimamente mesclada com outros processos mentais. O experimento coloca esta visão sobre a interconexão em dúvida.

Mas a equipe alerta que serão necessários outros tipos de experimentos, que usem outros estímulos que não o visual, com a manipulação independente da atenção e da percepção, para que os resultados possam ser confirmados e aceitos de forma mais ampla.

A própria equipe afirmou que irá projetar novos experimentos nesse sentido.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.