Bálsamo para os ossos: nanopartículas com DNA

Bálsamo para os ossos: nanopartículas com DNA
As nanopartículas são liberadas aos poucos pela pasta, mantendo o ritmo de desenvolvimento do osso até a cicatrização completa.
[Imagem: Chernousova et al./RSC Advances]

Biomateriais

Cientistas desenvolveram uma espécie de creme capaz de consertar defeitos nos ossos.

Em caso de acidentes ou de remoção cirúrgica, frequentemente é necessário transplantar tecido ósseo saudável, ou material sintético, para reparar as lesões ósseas.

Infelizmente, os resultados atuais estão bastante aquém do esperado.

Matthias Epple e seus colegas da Universidade Duisburg-Essen (Alemanha) foram buscar ajuda da nanotecnologia para tentar superar essa deficiência das práticas e dos materiais atuais.

"Temos estudado o impacto do tecido mineral, tais como dentes, ossos e conchas do mar há vários anos, e agora estamos utilizando o conhecimento que obtivemos para produzir novos biomateriais," disse ele.

Nanopartículas com DNA

Como a quantidade de tecido ósseo saudável que pode ser retirado de cada paciente é limitada, normalmente se usa o mineral fosfato de cálcio, um material sintético inorgânico.

Os inconvenientes do uso material sintético incluem a cicatrização mais lenta dos ossos, maior risco de infecção e baixa estabilidade mecânica final do osso.

Os pesquisadores então criaram uma pasta recobrindo nanocristais do mesmo fosfato de cálcio com ácidos nucleicos - em outras palavras, com DNA.

"As nanopartículas são capturadas pelas células. O fosfato de cálcio se dissolve e o DNA é liberado, estimulando a formação de duas proteínas importantes para a cicatrização: A BMP-7, que estimula a formação óssea, e a VEGF-A, responsável pela criação de novos vasos sanguíneos," explica o pesquisador.

Assim, o novo osso recebe prontamente os nutrientes necessários para se desenvolver mais rapidamente e mais forte.

A equipe, que já testou sua nanopasta biossintética em três tipos de células, acrescenta que serão necessários novos testes antes que o material possa estar disponível para os departamentos de traumatologia dos hospitais.


Ver mais notícias sobre os temas:

Ossos e Articulações

Transplantes

Nanotecnologia

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.