23/02/2010

Barra de cereal com sorvete protege a flora intestinal

Redação do Diário da Saúde
Barra de cereal com sorvete protege a flora intestinal
Composto por duas camadas, uma à base de cereais e outra à base de sorvete de creme, o alimento, além de nutritivo, traz benefícios à saúde.
[Imagem: USP]

Um microrganismo vivo misturado a um composto retirado de plantas como a chicória e a alcachofra.

Esta é a receita de uma sobremesa gelada à base de cereal e sorvete - uma espécie de barra de cereal com sorvete - que acaba de ser desenvolvida por cientistas da USP.

Composto por duas camadas, uma à base de cereais e outra à base de sorvete de creme, o alimento, além de nutritivo, traz benefícios à saúde.

Bactérias boas para o intestino

No sorvete, os pesquisadores adicionaram as bactérias Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium, com efeitos comprovados no funcionamento intestinal.

"As bactérias melhoram o equilíbrio dos microrganismos intestinais, porque competem com as bactérias patogênicas, ocupando o acesso que elas teriam para se aproximar do epitélio intestinal", explica a professora responsável pelo projeto, Susana Saad.

Os microrganismos vivos permitem que o organismo absorva melhor determinados nutrientes, como o cálcio, o magnésio e o ferro. Eles também são capazes de fortalecer o sistema imune, aumentando os níveis de anticorpos.

Inulina

Na composição do sorvete ainda há uma pequena quantidade de gordura láctea e de inulina, encontrada em diversas plantas. Segundo Susana, a inulina é um açúcar que não é digerido pelo estômago e tem poucas calorias. A substância pode inclusive compor a dieta dos diabéticos porque não aumenta o nível de açúcar no corpo.

O principal papel da inulina é estimular o crescimento das bactérias do sorvete dentro do organismo. "As Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium inibem o crescimento de outras bactérias indesejáveis. O alimento desenvolvido no nosso laboratório é uma proteção à flora intestinal", afirma.

A inulina também tem um papel similar ao das fibras, que não são digeridas no organismo. Elas auxiliam na digestão e na eliminação de toxinas.

Barra de cereal com sorvete

Para manter a conservação da camada de sorvete, a barra de cereal também teve que ser reformulada. Foram testadas quatro composições de cereais com a barra de sorvete. "Usamos alimentos que não endurecem quando armazenados a baixa temperatura. A barra é composta por aveia, flocos de arroz, lecitina de soja, entre outros", destaca Susana.

Para chegar à fórmula ideal, 600 pessoas experimentaram a barra de cereal com sorvete. "O produto teve boa aceitação", ressalta Susana. Foi feita ainda uma comparação nutricional e do valor energético do produto com outras sobremesas lácteas geladas.

Em média, os produtos têm 76 gramas e 230 calorias por porção. As barras de cereal com sorvete têm 70 gramas e 136 calorias por porção.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Bactérias

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.