22/11/2017

Batata dourada tem porções generosas de vitaminas A e E

Redação do Diário da Saúde
Batata dourada tem porções generosas de vitaminas A e E
Duas variações da batata dourada (centro e à direta) vistas ao lado de uma batata branca comum (esquerda).
[Imagem: Mark Failla]

Batata amarela

Depois da banana dourada, rica em vitamina A e que está ajudando populações pobres da África, os pesquisadores agora estão apostando as fichas em uma batata dourada, que poderá ajudar as populações pobres de várias partes do mundo.

Uma porção da batata laranja-amarelada tem potencial para fornecer até 42% das necessidades diárias recomendadas de vitamina A e 34% da ingestão recomendada de vitamina E.

A vitamina A é essencial para a visão, imunidade, desenvolvimento de órgãos, crescimento e saúde reprodutiva. Sua deficiência é a principal causa de cegueira em crianças. A vitamina E protege contra o estresse oxidativo e a inflamação, condições associadas a danos aos nervos, músculos, visão e sistema imunológico.

Batata com vitaminas

A batata é o quarto alimento vegetal mais consumido pela humanidade - após o arroz, trigo e milho. É um alimento básico em países asiáticos, africanos e sul-americanos, onde há uma alta incidência de deficiências de vitamina A e vitamina E.

"Mais de 800.000 pessoas dependem da batata como sua principal fonte de energia e muitos desses indivíduos não estão consumindo quantidades adequadas desses nutrientes vitais," disse o professor Mark Failla, da Universidade do Estado de Ohio (EUA), que está ajudando a desenvolver a batata dourada, criada por pesquisadora da Agência Nacional Italiana de Novas Tecnologias, em Roma.

A batata dourada, que ainda não está disponível comercialmente, foi modificada geneticamente para apresentar maiores níveis de carotenoides. A equipe do professor Failla desenvolveu todo um aparato de laboratório para medir quanto dos precursores vitamínicos presentes no tubérculo são de fato transformados em vitaminas durante a digestão.

"Esses tubérculos dourados têm muito mais vitamina A e vitamina E do que as batatas brancas, e isso pode fazer uma diferença significativa em certas populações onde as deficiências - e doenças relacionadas - são comuns," disse Failla.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Alimentação e Nutrição

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.