27/02/2009

Batatas chips: coma com moderação, dizem cientistas

Redação do Diário da Saúde
Batatas chips: coma com moderação, dizem cientistas
A acrilamida, presente em batatas chips e salgadinhos industrializados, aumenta o risco de doenças cardíacas e desordens do sistema nervoso.
[Imagem: Alexander Zhiltsov]

Cuidados com a acrilamida

Um novo estudo, que será publicado no exemplar de Março do American Journal of Clinical Nutrition, sugere que a acrilamida, um composto presente em algumas comidas industrializadas, pode aumentar o risco de doenças do coração.

Já se demonstrou anteriormente que a acrilamida está ligada a desordens do sistema nervoso e há estudos que sugerem sua conexão com o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

Agora, em uma pesquisa conduzida pela equipe do Dr. Marek Naruszewicz, constatou-se que, após a ingestão diária de batatas chips em grande quantidade, ao longo de quatro semanas, os participantes apresentaram sérias alterações no LDL, nos marcadores inflamatórios e nos antioxidantes que ajudam o corpo a eliminar a acrilamida.

Todos esses indicadores podem aumentar o risco de doenças do coração. A ingestão média de acrilamida durante a pesquisa foi de 157 microgramas por dia.

Consumo moderado

Pesquisas adicionais serão necessárias, sobretudo em estudos de longo prazo, para analisar pessoas que consumam quantidades menores de acrilamida - entre 20 e 30 microgramas, considerado um consumo típico entre pessoas que consomem esse tipo de alimento sem exageros.

O estudo recomenda que as autoridades de saúde façam esforços para que a indústria continue reduzindo os níveis de acrilamida nos alimentos por meio de melhorias nas tecnologias de processamento industrial. Os alimentos que apresentam maiores níveis de acrilamida são as batatas chips e os salgadinhos industrializados.

Recomendações

Comentando a pesquisa, Mary Ann Johnson, da Sociedade Norte-Americana de Nutrição, afirmou: "Os consumidores podem reduzir sua exposição à acrilamida limitando a ingestão de batatas chips e salgadinhos industrializados, escolhendo entre inúmeros tipos de frutas, vegetais, cereais e produtos à base de leite e carne com baixos teores de gordura. E parando de fumar, porque esta é também uma fonte importante de acrilamida."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Conservação de Alimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.