Estamos bebendo água demais?

Líquidos, não apenas água

Nossos corpos precisam de cerca de dois litros de líquidos por dia.

Mas isso não significa que precisem ser especificamente dois litros de água.

Em um editorial na última edição do Journal of Public Health, Spero Tsindos e seus colegas da Austrália e Nova Zelândia discutem por que a população passou a consumir tanta água.

Consumo, não saúde

O Dr. Tsindos acredita que o incentivo para que as pessoas passassem a beber mais água foi impulsionado por interesses escusos, em vez de uma necessidade real em busca de uma melhor saúde.

"Trinta anos atrás você não via uma garrafa de água em qualquer lugar, agora elas aparecem como acessórios de moda."

"Como símbolo de gratificação instantânea e status, a própria garrafa em si é vista como bacana e imponente," disse Tsindos.

Peso da água

O pesquisador também discute o papel da água na nossa busca constante pela perda de peso.

"Beber grandes quantidades de água por si só não causa perda de peso. Uma dieta de baixa caloria também é necessária."

"As pesquisas também têm revelado que a água no alimento que ingerimos tem um benefício maior na redução de peso do que evitar completamente os alimentos. Devemos dizer às pessoas que bebidas como chá e café contribuem para as necessidades de fluidos de uma pessoa e que, apesar de seu teor de cafeína, não levam à desidratação."

"Precisamos manter o equilíbrio de fluidos e devemos beber água, mas também devemos levar em conta os fluidos nas frutas e vegetais não processados, além dos sucos," conclui ele.


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