Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

07/05/2013

Biochip portátil detecta 13 doenças tropicais

Redação do Diário da Saúde

A Agência para a Ciência, Tecnologia e Pesquisa de Cingapura anunciou o lançamento comercial do primeiro biochip de diagnóstico molecular capaz de identificar 13 doenças tropicais diferentes a partir de uma única amostra de sangue.

Com um alto nível de automação, o kit de diagnóstico poderá mudar completamente a qualidade e a eficiência dos exames para identificar doenças infecciosas tropicais, incluindo a dengue, malária, chikungunya e várias outras.

"As doenças tropicais muitas vezes apresentam sintomas comuns, como febre, o que dificulta o diagnóstico correto pelos médicos nas primeiras consultas. Este kit de exame portátil é um método rápido e confiável para identificar com precisão múltiplos alvos patogênicos a partir de apenas uma amostra de sangue, em questão de horas," disse a professora Lisa Ng, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do biochip.

O aparelho funciona com base em kits para identificar cada uma das doenças.

No lançamento do aparelho está incluso o primeiro kit disponível comercialmente no mundo para identificar a gripe aviária causada pelo vírus H5N1.

Biochiop portátil detecta 13 doenças tropicais
O biochip já é capaz de detectar a gripe aviária H5N1, a malária e a dengue. Outras 10 doenças deverão ter seus kits de identificação colocados no mercado nos próximos meses. [Imagem: Veredus Laboratories]

Exame da gripe aviária

O kit de diagnóstico da gripe aviária H5N1, segundo os pesquisadores, é altamente sensível, capaz de detectar um gene específico para a cepa H5N1 em menos de quatro horas.

O kit foi testado em amostras de aves no Vietnã e na Malásia, com excelentes resultados, não apresentando nenhuma reação cruzada com outros patógenos. Durante os testes de campo, o kit foi capaz de detectar todas as amostras positivas para H5N1 derivadas de ovos e órgãos das aves.

Os outros dois kits de diagnóstico incluídos no lançamento do aparelho são o kit de identificação da malária e o kit de diagnóstico da dengue.

Os outros 10 kits projetados para o aparelho serão colocados no mercado ao longo dos próximos meses. O biochip será comercializado pela empresa Veredus.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Biochips

Exames

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão