Biochip detecta dengue na hora

Biochip detecta dengue na hora
O pequeno biochip contém um local para depositar uma gota de sangue, e todo o sistema eletrônico para analisar a amostra.
[Imagem: Chris Gilloch]

Exames da dengue

Cientistas de Cingapura criaram um biochip que consegue detectar a infecção por dengue em 30 minutos.

Apesar de progressos recentes, o diagnóstico preciso e seguro da dengue continua sendo uma questão complexa e controversa.

Além das observações clínicas, os médicos precisam de uma série de exames de laboratório, envolvendo amostras de sangue e urina, que podem demorar dias para ficarem prontos.

O novo biochip não apenas faz o exame na hora, como pode ser usado por qualquer pessoa, sem necessidade de treinamento.

Exame pelo RNA do vírus

O pequeno biochip contém um local para depositar uma gota de sangue, e todo o sistema eletrônico para analisar a amostra.

Ele extrai o RNA viral da amostra de sangue aplicando-a a um "cartucho" contendo diferentes reagentes.

Isso evita também a contaminação cruzada que frequentemente ocorre nos sistemas de detecção viral tradicionais, que exigem pipetagens manuais.

O sistema, totalmente autocontido, é descartável.

Li Zhang e seus colegas do Instituto de Microeletrônica de Cingapura, afirmam que agora vão avaliar o biochip para a detecção de outras doenças infecciosas além da dengue.


Ver mais notícias sobre os temas:

Biochips

Exames

Vírus

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.