Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

24/07/2014

Biorreator imita medula óssea e produz células do sangue

Redação do Diário da Saúde

Plaquetas sintéticas

Cientistas afirmam ter desenvolvido um biorreator capaz de produzir plaquetas humanas totalmente funcionais.

Se confirmado por outros pesquisadores, o trabalho pode ser um avanço rumo à solução das muitas deficiências com que se deparam atualmente os procedimentos de transfusão de sangue.

"A capacidade para gerar uma fonte alternativa de plaquetas humanas funcionais com praticamente nenhuma transmissão de doença representa uma mudança de paradigma que pode permitir satisfazer a crescente necessidade de transfusões de sangue," disse o Dr. Jonathan Thon, do Hospital Brigham and Women (EUA).

As células do sangue, como as plaquetas, são produzidas na medula óssea.

Biorreator

Os pesquisadores desenvolveram um biorreator que simula o ambiente biológico da medula para efetuar as mesmas reações em laboratório.

A tecnologia usa microcanais para recriar as características de composição e do fluxo sanguíneo ideais para a produção das células sanguíneas.

Segundo a equipe, o biorreator imita características como a rigidez da medula óssea, a composição da matriz extracelular, o tamanho dos microcanais biológicos e a estabilidade do fluxo sanguíneo.

A aplicação de forças para simular o fluxo de sangue no interior do biorreator provocou um aumento significativo na geração de plaquetas em relação às técnicas anteriores, produzindo plaquetas humanas funcionais em quantidades razoáveis.

O próximo passo é testar a funcionalidade das plaquetas em testes in vivo, antes de escalonar o processo de produção para gerar plaquetas em quantidades úteis para transfusões reais.


Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Cirurgias

Biochips

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento