18/12/2015

Biossensor identifica rapidamente câncer de ovário e hepatite C

Redação do Diário da Saúde
Biossensor identifica rapidamente câncer de ovário e hepatite C
Biossensor já se mostrou capaz de fazer diagnósticos rápidos de câncer de ovário e hepatite C, e deverá ser estendido para outras doenças.
[Imagem: Unesp]

Exame descartável

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um sensor capaz de diagnosticar o câncer de ovário e a hepatite C.

Os aparelhos estão em fase de testes, aplicados em imunodiagnósticos que detectaram o antígeno do câncer de ovário e os anticorpos específicos da hepatite C.

O pesquisador João Paulo de Campos da Costa, da Unesp de Araraquara (SP), explica que o biossensor é descartável e usa um método de medida eletroquímica que faz o diagnóstico com um custo reduzido quando comparado com os métodos utilizados atualmente.

"Este desenvolvimento permite a redução dos custos de produção em escala comercial, com excelente reprodutibilidade, precisão e exatidão. O diagnóstico é simples e eficaz na detecção e quantificação eletroquímica, podendo oferecer rapidez na resposta de análise e na simplificação dos equipamentos atualmente utilizados em diagnósticos clínicos", disse o pesquisador.

Diagnóstico de outras doenças

O biossensor é um equipamento que pode ser aplicado em laboratórios clínicos, veterinários e fitopatológicos.

Ele é semelhante aos glicosímetros, usados em testes rápidos de glicose por pacientes de diabetes.

Os pesquisadores explicam ainda que o biossensor permite outras aplicações além do diagnóstico de câncer de ovário e hepatite C, com potencial para outras doenças infecciosas, parasitárias, autoimunes, inflamatórias e neurológicas.

"O sensor funciona como um meio para a detecção de variações eletroquímicas em sua superfície. Assim, qualquer substância que possa ser ligada à superfície do eletrodo de trabalho e que, na presença de um ligante, promova alguma mudança no meio com interferência na corrente elétrica, pode ser avaliada por esse sistema", explicou João Paulo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Biochips

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.