Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

20/06/2013

Brasil deixará de importar vacina contra a gripe Influenza A

Com informações da Agência Brasil

A partir de 2015, o Brasil vai produzir toda a vacina contra o vírus da gripe A necessária para suprir a demanda nacional.

Para a campanha de 2013, o Instituto Butantan, fabricante das vacinas brasileiras, produziu 15% do total distribuído.

O laboratório francês Sanofi Pasteur transferiu a tecnologia que tornou possível a fabricação. Para a vacinação em 2015 serão produzidas 44 milhões de doses.

Por outro lado, tem sido cada vez mais difícil atingir as metas da vacinação contra a gripe, com um aparente desinteresse da população pelo medicamento.

Medicamentos biológicos

Outros 14 medicamentos biológicos terão fabricação 100% nacional.

Serão seis para câncer (entre eles o de mama e a leucemia), quatro para artrite reumatoide, um para diabetes, um cicatrizante, um hormônio do crescimento e uma vacina para alergia.

Os medicamentos biológicos, feitos a partir de material vivo e cuja produção envolve biologia molecular, são produtos de última geração e de alto custo. Esse grupo de medicamentos representa 43% dos gastos do governo com remédios, que chega a R$ 4 bilhões por ano.

O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil terá a primeira fábrica para produção de remédios biológicos a partir de célula vegetal (cenoura e tabaco), instalada em Euzébio, no Ceará.

A construção está prevista para ter início em 2014 e deve custar R$ 170 milhões. Serão feitos medicamentos para o tratamento de doenças raras e a primeira vacina do mundo a partir de uma planta, contra a febre amarela.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Medicamentos

Prevenção

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?