Brasil destaca-se na prevenção de acidentes naturais

Cidades resilientes

O Brasil é o país com o maior número de cidades resilientes no mundo, com 282 municípios cadastrados no programa, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O termo "resiliente", que vem da física, é usado para definir a capacidade de alguns materiais se recuperarem após sofrer algum tipo de deformação.

Para a ONU, cidades resilientes são as que mantêm, em parceria com a entidade, programas para que os municípios possam resistir, absorver e se recuperar de desastres.

A campanha Construindo cidades resilientes pretende preparar regiões de todo o planeta para prevenir impactos causados por desastres naturais.

O coordenador da campanha no Brasil, Sidnei Furtado, afirma que o principal benefício do projeto é criar uma cultura de prevenção: "Nosso objetivo é justamente reunir cidades com histórico de ocorrências, como o Rio de Janeiro, e começar a mudar o paradigma de que o Brasil não previne desastres."

O representante da ONU disse que Belo Horizonte é uma das cidades brasileiras usadas pela entidade como referência em ações de prevenção.


Ver mais notícias sobre os temas:

Acidentes

Saúde Pública

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.