Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

05/11/2013

Brasil mantém pioneirismo no tratamento da AIDS

Com informações da BBC

O Brasil mantém o pioneirismo na luta contra a AIDS ao anunciar que oferecerá tratamento a todos os portadores do vírus HIV, independentemente do estágio da doença.

Os soropositivos passarão a receber medicamentos antirretrovirais assim que a doença tiver sido diagnosticada.

Até agora, o país vinha oferecendo tratamento antirretroviral pela rede pública apenas quando a contagem das células de defesa (CD4) do paciente caía abaixo do patamar de 500 células por milímetro cúbico de sangue.

Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os países oferecessem tratamento a pacientes com AIDS a partir do momento em que o sistema imunológico apresentasse este patamar.

O Brasil já vinha oferecendo tratamento neste nível desde agosto do ano passado.

Mas agora, com o anúncio do Ministério da Saúde, o Brasil passa a ser o primeiro país em desenvolvimento a oferecer terapia com antirretrovirais a todos os pacientes assim que a doença for diagnosticada.

Na prática, o Brasil será o terceiro país do mundo a deixar de condicionar o tratamento gratuito ao número de células de defesa do paciente.

Programas semelhantes de tratamento independentemente do estágio da doença existem também na França e nos Estados Unidos, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UnAIDS).

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 100 mil pessoas deverão ser beneficiadas com a expansão da oferta de tratamento. Atualmente, 313 mil recebem remédios.

Existem no Brasil, segundo estimativas do UnAIDS e do ministério da Saúde, entre 490 mil e 530 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV, sendo que cerca de 135 mil delas não sabem que têm a doença ou nunca fizeram o teste.

Por ano, é registrada uma média de 36 mil novos casos, sendo que praticamente a metade deles se refere a homens jovens homossexuais.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Vírus

Sexualidade

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?