16/03/2009

Brasil sediará Encontro Mundial Contra a Legalização do Aborto

Redação do Diário da Saúde

Legisladores e governantes contra o aborto

O 2º Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida, aprovou por meio de uma Resolução a criação de um comitê composto por 12 membros de casas legislativas no âmbito federal, estadual e municipal que terá o Deputado Federal Luiz Bassuma (PT/BA) como presidente.

Esta Executiva Nacional será também responsável por organizar e promover o terceiro Encontro Mundial de Legisladores e Governantes pela Vida em 2010, no Brasil.

Segundo Jaime Ferreira Lopes, responsável pela coordenação executiva do Encontro, a constituição deste comitê é um passo muito importante para ampliar e consolidar a articulação de uma política nacional em defesa da vida, desde a concepção à morte natural.

Os participantes do 2º Encontro aprovaram também uma moção que reivindica a participação do Brasil na Comissão Executiva da Frente Mundial de Legisladores e Governantes pela Vida, que promove o 2º Encontro Internacional nos dias 26 e 27 de março de 200, em Madrid.

Organização internacional

O nome do deputado Luiz Bassuma, atual Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida - Contra o Aborto do Congresso Nacional, será encaminhado para compor a Comissão Executiva da Ação Mundial de Parlamentares e Governantes pela Vida.

Esta organização internacional em defesa da vida tem como presidente a Senadora Argentina Liliana Negri que fez a palestra de abertura do 2º Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida. Para a Senadora Argentina, o Brasil é modelo para os demais países na luta em defesa da vida, tanto na mobilização, quanto na legislação, uma vez que o Brasil é o único país que conta com uma proposta de Projeto de " Estatuto do nascituro".

Luta em defesa da vida

Os deputados federais Luiz Bassuma/BA e Henrique Afonso/AC, receberam, por meio de uma moção que foi aprovada por unanimidade, apoio dos participantes deste 2º Encontro em razão do processo instaurado na Comissão Nacional de Ética do PT, a partir da representação feita pela Secretaria de Mulheres deste partido pela atuação de ambos na luta em defesa da vida.

A realização do Encontro também propiciou a ação dos parlamentares que aprovou uma moção pela imediata instalação da CPI do Aborto, na Câmara dos Deputados, para investigar a venda de remédios abortivos no Brasil, frente à gravidade do fato de que há grande resistência de vários partidos na indicação de seus membros para compor esta Comissão Parlamentar de Inquérito.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gravidez

Cuidados com o Recém-nascido

Sexualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.