30/06/2014

Cálculo renal pode levar à perda do rim

Com informações da SES

Na maioria dos casos, 85% das pessoas conseguem expelir as pedras naturalmente pela urina.

Nos casos graves porém, alguns cálculos chegam a entupir os rins, causando a perda irreversível da função renal.

Em 20% dos casos de pedra no rim, há um risco real de o paciente desenvolver insuficiência renal crônica.

Desses pacientes, 5% podem evoluir para diálise, com perda dos rins em alguns casos.

E as mulheres correm maior risco de chegarem a essas situações extremas.

O alerta é de especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem (São Paulo) e da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

"Pesquisas mundiais já mostraram que 10% da população poderá ter pedra nos rins. O tratamento adequado e a prevenção podem diminuir as chances do paciente evoluir para perda total da função renal", salienta o urologista Fábio Vicentini.

Vicentini explica que as pedras podem comprometer o funcionamento do rim ou pela obstrução e infecção ou até mesmo em razão da complexidade da cirurgia para a retirada de determinados tipos de cálculos.

Prevenção das pedras nos rins

Segundo Vicentini, para prevenir o aparecimento de cálculos nos rins é primordial aumentar a ingestão de líquidos, como água (cerca de dois litros ao dia) e sucos de frutas cítricas.

A maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo é observar a coloração da urina.

"Quanto mais transparente a urina estiver, melhor. A urina com aparência amarelada e escura dá sinais de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado e longe dos cálculos renais", orienta o especialista.

Consumir diariamente verduras, legumes, frutas e saladas e diminuir a ingestão de sal nos alimentos também fazem parte dos cuidados para evitar o aparecimento de pedras nos rins.

"Os frutos do mar, por exemplo, ainda contêm altas doses de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. É importante também considerar a redução de frituras e carne vermelha", finaliza o urologista.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Alimentação e Nutrição

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.