Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

03/12/2015

Camisinha com antioxidante promete proteção e prazer

Redação do Diário da Saúde
Camisinha com antioxidante promete proteção e prazer
O hidrogel com antioxidante já está pronto, embora ainda seja necessário aprimorar o processo de liberação da substância.[Imagem: Universidade Texas A&M]

Camisinha de hidrogel

Talvez seja possível melhorar a tradicional camisinha, o preservativo masculino.

Uma nova tecnologia em fase de desenvolvimento pela equipe da professora Mahua Choudhury, da Universidade do Texas (EUA), promete não apenas mais proteção, como maior prazer para os usuários.

Ao contrário da quase totalidade das camisinhas, esta não é feita de látex, mas de um tipo de material conhecido como hidrogel, um polímero forte e elástico, muito similar ao usado nas lentes de contato.

Para melhorar a capacidade de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o preservativo receberá uma infusão de antioxidantes à base de plantas que têm apresentado propriedades anti-HIV nos primeiros experimentos em laboratório.

Estes antioxidantes naturais funcionarão como uma segunda barreira de proteção. Se o preservativo se romper, por exemplo. "Se houver um acidente ou algo acontecer este antioxidante será liberado e evitará a replicação do HIV," disse Choudhury.

Melhoria do prazer

Segundo a pesquisadora, este antioxidante também apresenta propriedades estimulantes que poderiam melhorar a experiência sexual e a sensação de prazer, promovendo várias estimulações fisiológicas, ajudando a manter a ereção e aumentando o prazer sexual.

O hidrogel com antioxidante já está pronto, embora ainda seja necessário aprimorar o processo de liberação da substância ativa. Para isso, e para os primeiros testes do novo preservativo, a proposta da equipe foi aceita e receberá financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates.

"Se tivermos sucesso, vamos revolucionar as iniciativas de prevenção contra o HIV. Estamos não apenas fazendo um novo material para preservativos para prevenir a infecção pelo HIV, mas também temos como objetivo erradicar esta infecção, se possível, disse Choudhury.


Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Prevenção

Relacionamentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão