12/08/2015

Campanha de vacinação contra a pólio começa sábado

Com informações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde iniciará no próximo sábado (15) mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite.

A campanha se estenderá até 31 de agosto, com o objetivo de imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isto representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.

A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus, apresentando uma eficácia de imunização em torno de 90%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina.

Mesmo crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia poderão se vacinar.

Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Por isso, paralelamente à campanha, as salas de vacinação promoverão uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Entretanto, nove países registraram casos da paralisia infantil em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Vacinas

Cuidados com a Família

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.