09/03/2010

Começa vacinação contra o vírus H1N1 em São Paulo

Redação do Diário da Saúde
Começa vacinação contra o vírus H1N1 em São Paulo
Até maio, serão vacinados 20 milhões de pessoas. Foco na primeira fase da campanha no Estado de São Paulo são os profissionais de saúde e a população indígena.
[Imagem: Milton Michida/GESP]

Vacinação contra gripe A

Cerca de 20 milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo deverão ser imunizadas contra a gripe A H1N1. Em evento na capital paulista nesta segunda (8/3), o governador José Serra e o secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, deram início à campanha de vacinação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, na primeira etapa da campanha a prioridade será dada aos profissionais da área de saúde e à população indígena.

Primeira fase

Serão vacinados nessa fase, que vai até 19 de março, os 704 mil profissionais de saúde que trabalham diretamente em 6,4 mil serviços de saúde de resposta à pandemia, públicos e privados, entre hospitais, prontos-socorros, unidades básicas de saúde, ambulatórios e unidades de saúde da família.

Esses profissionais de saúde serão vacinados no próprio local de trabalho. Já a imunização da população indígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Segunda fase

A segunda etapa vai de 22 de março a 2 de abril. Nesse período, serão vacinados gestantes, crianças (a partir de 6 meses e menores de 2 anos de idade) e portadores de doenças crônicas, como obesidade de grau 3, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros.

As mulheres que engravidarem após 2 de abril poderão receber a vacina até o fim da campanha, em 21 de maio.

Terceira fase

Na terceira etapa da campanha, entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade.

E de 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

E, finalmente, no período de 10 a 21 de maio, os adultos de 30 a 39 anos deverão ser vacinados contra a nova gripe.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vacinas

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.