30/04/2012

Campanha de vacinação protegerá contra 3 tipos de gripe

Redação do Diário da Saúde

Trivalente

Em sua 14ª edição, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começará no próximo sábado, dia 5 de maio.

A proposta é imunizar 80% do público-alvo de 30,1 milhões de pessoas, entre idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros 2 tipos do vírus influenza - A (H3N2) e B.

Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 - foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior.

Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230.

Cuidado com crianças e reações alérgicas

A campanha está voltada para idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde.

Como a vacina deste ano tem a mesma composição daquela distribuída no ano passado, os pais devem ficar atentos para a vacinação de crianças de 6 meses e 2 anos de idade.

As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano.

Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre as duas.

A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo - usada na sua fabricação ou para quem teve reações adversas a doses anteriores.

Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica.

Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Vacinas nacionais

Entre 5 e 25 de maio, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão preparados para imunizar a população.

Para a campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 31,1 milhões de doses da vacina, 96% das quais foram produzidas no Brasil.

Cerca de 240 mil profissionais do SUS estarão envolvidos na ação, que também contará com 27 mil veículos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Saúde Pública

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.