26/02/2009

Câncer pode ser evitado com a adoção de dieta saudável

Redação do Diário da Saúde
Câncer pode ser evitado com a adoção de dieta saudável

[Imagem: Divulgação]

Prevenção do câncer

Dieta saudável, prática de mais exercícios físicos e um controle de peso adequado são as medidas necessárias para se evitar até 30% dos casos de cãnceres que ocorrem no Brasil.

A conclusão é de um relatório internacional Alimentos, Nutrição, Atividadade Física e Prevenção do Câncer: Uma Perspectiva Global, lançado hoje pela Rede Global do Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer. O estudo inclui o Brasil e a China, colocados como países de renda média e baixa, respectivamente.

Nos países desenvolvidos, a possibilidade de prevenção do câncer mediante alterações na dieta e no comportamento podem chegar a 33%. Na China, o número fica em 25%. O Brasil representa um caso intermediário, com cerca de 30% de possibilidades de se evitar os 11 tipos de cânceres pesquisados.

Recomendações

Além do levantamento estatístico, o relatório apresenta as recomendações para que se possa evitar esses tipos de cânceres.

- Gordura Corporal - seja o mais magro quanto possível dentro dos limites normais de peso corporal

- Atividades físicas - mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária

- Alimentos e bebidas que promovem ganho de peso - limite o consumo de alimentos com alta densidade energética, evite bebidas açucaradas e, se possível, não ingira fast-foods.

- Alimentos de origem vegetal - estes devem ser os seus preferidos

- Alimentos de origem animal - limite o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas

- Bebidas alcoólicas - limite ao máximo o consumo

- Preservação, processamento e preparo dos alimentos - limite o consumo de sal e evite cereais e grãos mofados

- Suplementos alimentares - tenha como objetivo o alcance de suas necessidades nutricionais unicamente por intermédio da alimentação

- Amamentação - as mães devem sempre amamentar seus filhos

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Alimentação e Nutrição

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.