Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

23/05/2011

Cancerígeno, benzeno requer controle social

Sílvio Anunciação
Cancerígeno, benzeno requer controle social
Apesar de acharem muito difícil a substituição total do benzeno - um hidrocarboneto classificado como aromático - especialistas alertam para a necessidade de uma redução significativa.[Imagem: Wikimedia]

O perigo do benzeno

Substância reconhecidamente cancerígena, o benzeno é uma das matérias-primas mais utilizadas no mundo, largamente empregado na fabricação de plásticos, borrachas, adesivos e também como solvente em combustíveis derivados do petróleo.

A exposição envolvendo, principalmente, trabalhadores de refinarias, siderúrgicas, fábricas de calçados, postos de combustíveis e laboratórios de análises químicas, tem sido problema recorrente.

Mas a utilização do benzeno extrapolou a exposição ocupacional.

Há, agora, uma exposição ambiental que requer também um amplo controle social da substância, fazem coro o médico Luiz Sérgio Brandão de Oliveira, coordenador da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) e o químico Celso Ribeiro de Almeida, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unicamp.

Benzeno por todo lado

Eles falaram durante o Fórum Pemanente Ambiente e Sociedade, realizado na Universidade Estadual de Campinas, que debateu o uso do benzeno e as suas implicações na área de saúde do trabalhador e no meio ambiente.

"O benzeno é uma substância ubíqua, ele existe, inclusive, no nosso ar ambiente. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, você respira concentrações muito altas de benzeno. Todos os fumantes e também os fumantes passivos estão expostos ao benzeno", alertou Luiz Brandão,

"Outra questão importante é que o benzeno quebra o paradigma de limite de tolerância. Não existe limite de tolerância para o benzeno. Todos os trabalhadores expostos de alguma forma têm um risco", apontou Celso Ribeiro.

Apesar de achar muito difícil a substituição total do benzeno - um hidrocarboneto classificado como aromático - Celso Ribeiro alerta para a necessidade de uma redução significativa.

Antigamente, segundo ele, existia benzeno até como solvente doméstico. "Isso já é proibido hoje. A ideia é reduzir ainda mais a utilização do benzeno, a sua quantidade, por exemplo, nos combustíveis. Dentro, é claro, da capacitação técnica que temos", afirmou.

Amianto e benzeno

Para Brandão, o caso do amianto, que já pode ser banido, é diferente porque existem substitutos para todas as suas utilizações. "Já para o benzeno isso fica muito difícil. Dentro da linha de fabricação de praticamente todo material presente nesta sala [no auditório do Centro de Convenções], o benzeno esteve presente, de algum modo", reconhece.

Movimentos sociais dos trabalhadores expostos ao benzeno eclodiram no final da década de 70 e 80, até que, em 1995, depois de mortes e registros de doenças, governo, empresários e sindicatos firmaram um acordo contemplando um conjunto de procedimentos para a prevenção da exposição ocupacional ao benzeno, substância associada a doenças como a aplasia de medula e leucemias.

Para acompanhar a implementação deste acordo foi criada a Comissão Nacional Permanente do Benzeno, como explica o seu coordenador. "Ela é paritária e discute também medidas e avanços para além do acompanhamento do acordo", completa Brandão.

Relações com o meio ambiente

A professora Carmen Zink Bolonhini, explicou que a revolução industrial, com novos padrões de consumo, trouxe transformações profundas nas relações com o meio ambiente, materializando-se na saúde do trabalhador.

"Enquanto antes a produção era manufatureira, restrita, não havia visibilidade para qualquer questão de saúde que pudesse estar afetando o trabalhador. No entanto, quando temos a produção em massa, precisamos dar maior visibilidade às questões envolvendo o meio ambiente e a saúde do trabalhador. Por conta disso é que nós estamos reunidos aqui hoje", contextualizou ela.


Ver mais notícias sobre os temas:

Contaminação

Prevenção

Sistema Nervoso

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Computador avalia sua personalidade melhor que seus amigos

Uma em cada cinco mulheres faz histerectomia sem precisar

Primeira anestesia descoberta em mais de 50 anos

"Tapete voador" de grafeno destrói células de câncer

Abacate reduz colesterol mais que dieta