19/01/2018

Cante e livre-se da ansiedade e da depressão

Redação do Diário da Saúde
Cante e livre-se da ansiedade e da depressão
A chave para todos foi que o modelo do 'Ponha seu coração para cantar' induz diversão e felicidade.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Ponha seu coração para cantar

Quer ser mais feliz? Junte-se a um grupo de canto e solte a voz.

Foi o que concluíram Tom Shakespeare e Alice Whieldon, da Universidade de Anglia Leste (Inglaterra).

As pessoas que participaram de um grupo de cantores comunitários - sem qualquer preocupação com o desempenho ou profissionalismo - mantiveram ou melhoraram suas condições inicialmente diagnosticadas de ansiedade e depressão.

Os pesquisadores concluíram que a combinação de canto e socialização foi uma parte essencial da recuperação porque promoveu um sentimento contínuo de pertencimento e bem-estar.

O estudo foi feito em colaboração com o projeto Sing Your Heart Out - "Ponha seu coração para cantar", em tradução livre. A iniciativa popular organiza oficinas de canto semanal, destinadas a pessoas com condições de saúde mental leves - quadros leves de ansiedade ou depressão - ou para o público em geral.

Cantar para ser feliz

"A principal diferença do Ponha seu coração para cantar em relação aos corais normais é que qualquer pessoa pode participar, independentemente da habilidade. Também há muito pouca pressão porque os participantes não estão ensaiando para uma apresentação. É muito inclusivo e é apenas para diversão.

"O formato também é diferente de um grupo de terapia porque não há pressão para qualquer um discutir sua condição.

"Nós ouvimos os participantes chamando a iniciativa de 'salvação da minha vida' e que teria 'salvo sua sanidade'. Outros disseram que simplesmente não estariam aqui sem ele, eles não teriam conseguido - então nós rapidamente começamos a ver o enorme impacto que o projeto estava tendo.

"Todos os participantes com quem falamos relataram efeitos positivos sobre a saúde mental como resultado direto de participar das oficinas de canto. Mas a chave para todos foi que o modelo Ponha seu coração para cantar induz diversão e felicidade," escreveram Shakespeare e Whieldon em seu artigo, publicado no BMJ Journal Medical Humanities.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Bem-estar emocional

Diversão

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.