12/01/2016

Cartilha orienta sobre prevenção contra vírus zika

Com informações do Ministério da Saúde

Cartilha contra zika

Para orientar a população sobre as medidas de prevenção contra o vírus zika de forma fácil e objetiva, o Ministério da Saúde elaborou a cartilha "Vírus Zika - Informações ao público".

"A cartilha faz parte de um contexto maior de ações que o Ministério da Saúde e o Governo Federal estão tomando para o enfrentamento da infecção por esse vírus e da microcefalia. Como desenvolvemos protocolos para os profissionais de saúde, achamos que precisávamos desenvolver um material de distribuição geral que trouxesse um resumo de todas aquelas ações de forma simples para o entendimento de todos," afirmou Inez Gadelha, do Ministério da Saúde.

A cartilha traz informações segmentadas, destinadas a diversos públicos: população em geral, mulheres em idade fértil, gestantes, recém-nascidos e recém-nascidos com microcefalia.

Cuidados com o vírus zika

Alguns cuidados para se precaver contra o vírus zika valem para todos os grupos. São eles:

  • Utilizar telas em janelas e portas e uso contínuo de roupas compridas - calças e blusas.
  • Nas áreas do corpo expostas, aplicar repelente.
  • Ficar, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
  • Observar o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus zika (manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados e febre).
  • Buscar um serviço de saúde para atendimento, caso necessário.
  • Para febre e dor, usar acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona.
  • Não tomar qualquer outra medicação sem orientação médica.

Cartilha sobre vírus zika

A diretora ressalta que estas ações são preventivas, mas não se deve descuidar da eliminação dos criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. "Não adianta apenas passar o repelente, o mais importante é não deixar o mosquito nascer".

A cartilha Vírus Zika - Informações ao público está disponível para download gratuito e, em breve, estará disponível na versão impressa em todo o Brasil.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Saúde Pública

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.