Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

10/10/2014

Caso suspeito de ebola surge no Paraná

Com informações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmaram o surgimento de um caso suspeito de infecção pelo vírus ebola.

Trata-se de um homem, de 47 anos, vindo da Guiné, que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro. A Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África.

Ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR), nesta quinta-feira (9), relatando ter sentido febre desde o dia anterior.

Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, ele foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade.

Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e adotadas medidas previstas no protocolo nacional, como a comunicação à secretaria estadual de saúde e ao Ministério da Saúde.

Isto incluiu também o isolamento dos funcionários e enfermeiros que tiveram contato com o paciente. Os funcionários foram proibidos de deixar a UPA, causando um princípio de confusão quando seus familiares foram buscar informações.

O Ministério da Saúde enviou imediatamente uma equipe para Cascavel, por meio da FAB (Força Aérea Brasileira), onde coordenarão as medidas de atendimento e a identificação de possíveis contatos para orientação e controle.

O paciente será transferido, conforme protocolo de segurança, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola.


Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?