15/07/2016

Casos de microcefalia chegam a 1.687 em todo o país

Com informações do Ministério da Saúde

Atualização casos de microcefalia e zika

O boletim mais recente emitido pelo Ministério da Saúde informa que já foi concluída a investigação de 63% (5.309) dos 8.451 casos suspeitos de microcefalia notificados desde o início das investigações, em outubro do ano passado.

Do total investigados, 1.687 casos foram confirmados de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.

Outros 3.622 foram descartados por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia ou má-formações confirmadas por causa não infecciosas. Também foram descartados por não se enquadrarem na definição de caso.

Permanecem em investigação pelo Ministério da Saúde e pelos estados, 3.142 casos suspeitos de microcefalia em todo o país.

Óbitos por microcefalia

Do total de casos confirmados (1.687), 266 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus.

O Ministério considera que houve infecção pelo zika "na maior parte" das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia. Os 1.687 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 592 municípios, localizados em todas as unidades da federação e no Distrito Federal.

Foram registrados 351 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto), o que representa 4,2% do total de casos notificados. Destes, 102 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 190 continuam em investigação e 59 foram descartados.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Neurociências

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.