29/08/2016

Celular tem maior valor social para as mulheres

Redação do Diário da Saúde
Celular tem maior valor social para as mulheres
Outros estudos mostraram que os celulares também podem estragar relacionamentos e que, no geral, o uso frequente do celular aumenta a ansiedade e diminui a felicidade.
[Imagem: Kent State University]

Conexão emocional pelo celular

Com os telefones celulares nas mãos de pessoas de todas as idades em tempo integral, a ideia geral é que o acesso à comunicação constante nos faz sentir mais próximos uns dos outros.

Bem, sim e não.

Na verdade, o uso do celular pode levar até mesmo à sensação de "menos conectado socialmente", dependendo do sexo, dos hábitos de uso do celular e de quem é o outro com quem se relaciona.

Para as mulheres, falar ao celular está associado com sentir-se emocionalmente mais próximas dos seus pais. No entanto, quando se trata de relacionamentos com amigos e amigas, somente as mensagens de texto foram associadas com a sensação de proximidade emocional.

Para os homens, o oposto é verdadeiro - chamadas diárias e mensagens de texto não foram relacionados de forma alguma a sentimentos de proximidade emocional nem com seus pais e nem com os seus amigos.

Uso do celular por homens e mulheres

As estudantes do sexo feminino ouvidas na pesquisa relataram gastar uma média de 365 minutos por dia usando seus telefones celulares, enviando e recebendo uma média de 265 textos por dia, e fazendo e recebendo seis chamadas por dia.

Os estudantes do sexo masculino relataram gastar menos tempo em seu celular (287 minutos), enviar e receber menos textos (190), e fazer e receber a mesma quantidade de chamadas que as estudantes do sexo feminino.

Com isso, Andrew Lepp, Jacob Barkley e Jian Li, da Universidade Kent (EUA), responsáveis pelo estudo, afirmam que o celular pode ter mais valor social para as mulheres do que para os homens, de forma que as mulheres podem usá-lo melhor para aumentar ou complementar suas relações sociais.

Uso problemático do celular

Os pesquisadores também analisaram o uso problemático do celular, definido como um desejo recorrente de usar o telefone durante horas impróprias - ao dirigir um carro ou à noite, quando deveriam estar dormindo.

Tanto para homens quanto para mulheres, o uso do telefone celular problemático está negativamente relacionado com sentimentos de proximidade emocional com os pais e com os colegas.

"Em outras palavras, os alunos no estudo que tendiam a usar seus telefones celulares compulsivamente e em momentos inoportunos sentiram-se menos socialmente conectados tanto a pais quanto a colegas," afirmam os autores.

Os resultados foram publicados na revista Computers in Human Behavior.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Emoções

Gênero

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.