Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

17/11/2014

Células-tronco são transformadas em armas contra o câncer

Com informações da BBC

Cientistas da Escola de Medicina de Harvard (EUA) descobriram um jeito de transformar células-tronco em "máquinas" para lutar contra o câncer cerebral.

Em uma experiência com ratos, as células-tronco foram geneticamente modificadas para produzir toxinas que podem matar tumores no cérebro sem matar as células normais.

Os pesquisadores dizem que o próximo passo seria testar esse processo em seres humanos.

Toxinas anticâncer

"Depois de fazer toda a análise molecular e de imagem para controlar a inibição da síntese de proteínas dentro de tumores cerebrais, nós vimos as toxinas matarem as células cancerígenas", explicou Khalid Shah, principal autor da pesquisa.

"Toxinas para matar o câncer têm sido utilizadas com grande sucesso em uma variedade de tumores sanguíneos, mas eles não funcionam bem em tumores sólidos, porque os tumores não são tão acessíveis e as toxinas têm uma vida curta," acrescentou.

Mas a manipulação genética das células-tronco pode ter mudado tudo isso, segundo Khalid Shah: "Agora, temos células-tronco resistentes a toxinas que podem fazer e liberar essas drogas que matam o câncer."

Nos testes em animais, as células cancerígenas morreram na hora, como se não tivessem nenhum tipo de defesa contra a toxina.

Cautela

Para Nell Barrie, cientista do Instituto de Pesquisa de Câncer do Reino Unido, o estudo teve resultados excelentes, mas é preciso ter cautela.

"Até agora a técnica só foi testada em ratos e em células cancerígenas em laboratório. Muito trabalho ainda precisa ser feito antes de nós afirmarmos se esse tratamento é eficiente e pode ajudar os pacientes com tumores cerebrais", afirmou.


Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Câncer

Cérebro

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?