Chá de hortelã-pimenta melhora memória e atenção

Camomila versus hortelã

O chá de hortelã-pimenta melhora a memória de longo prazo e a memória de trabalho em pessoas saudáveis.

A hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é uma hortelã híbrida, obtida do cruzamento entre a Mentha aquatica e a Mentha spicata. É popularmente indicada como descongestionante nasal, antigripal, vermífugo, digestivo e analgésico.

Um total de 180 participantes foram distribuídos aleatoriamente para receber um copo de chá de hortelã-pimenta, chá de camomila ou de água quente.

Inicialmente os voluntários completavam questionários relacionados com o seu humor, ou estado de espírito, e então tomavam a bebida.

Depois de 20 minutos de descanso, eles faziam testes que avaliavam sua memória e uma variedade de outras funções cognitivas. Finalmente, preenchiam outro questionário sobre seu humor.

Memória e estado de alerta

Os resultados mostraram que o chá de hortelã-pimenta melhora significativamente a memória de longo prazo, a memória de trabalho e o estado de alerta em comparação tanto com a camomila quanto com a água quente.

Na verdade, o chá de camomila desacelerou significativamente a memória e a atenção em comparação tanto com a hortelã-pimenta quanto com a água quente.

"É interessante ver os efeitos contrastantes sobre o humor e a cognição dos dois diferentes chás de ervas. Os efeitos de aceleração e despertar da hortelã-pimenta e os efeitos calmantes e sedativos da camomila observados neste estudo estão em consonância com as alegadas propriedades destas ervas e sugerem que efeitos benéficos pode ser obtidos com seu uso," disse Mark Moss, que realizou o estudo em conjunto com seus colegas Robert Jones e Lucy Moss, da Universidade de Northumbria (Reino Unido).


Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Memória

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.