13/09/2011

Chá verde ajuda na perda de peso e traz outros benefícios

Redação do Diário da Saúde
Chá verde ajuda na perda de peso e traz outros benefícios
Dentre os benefícios do chá verde estão a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta, aumento da densidade mineral óssea, entre outras.
[Imagem: Ag.USP]

Aliado saudável

O chá verde pode ser um aliado alimentar para a perda de peso e a diminuição da gordura corporal.

A conclusão é da pesquisadora Gabrielle Aparecida Cardoso, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Gabrielle comparou a taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e obesidade grau I, pré e pós consumo de chá verde, aliado ou não à prática de exercício físico.

Ao mesmo tempo, o estudo avaliou a aceitabilidade da bebida, bem como possíveis reações adversas causadas pelo seu consumo.

Dietas com chá verde

O estudo avaliou os efeitos do consumo de chá verde e da prática ou não de exercício físico resistido sobre a Taxa Metabólica de Repouso (TMR) e a composição corporal em mulheres com índice de massa corporal entre 25 quilos por metro (kg/m) a 35 kg/m.

As voluntárias foram divididas em quatro grupos e seguiram a dieta durante dois meses.

As voluntárias do grupo 1 tomaram chá verde, enquanto as do grupo 2 tomaram placebo. As do grupo 3 tomaram chá verde e exercitaram-se, enquanto as do grupo 4 tomaram placebo e exercitaram-se.

Os resultados mostraram que o grupo 1 perdeu uma quantidade de peso relevante para o período de estudo (- 5,7 kg em média), com manutenção da massa magra.

O grupo 2, utilizando placebo, não perdeu peso, ganhou massa gorda e perdeu massa magra.

As participantes do grupo 3 (chá verde + exercício físico de resistência) tiveram sua composição corporal modificada, apresentando maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides superiores aos apresentados pelo grupo 4 (placebo + exercícios físicos de resistência).

Chá verde com exercício

"O consumo de chá verde aliado à prática de exercício físico auxilia na redução do triglicérides, ganho de força muscular, ganho de massa magra e na redução da massa gorda", explica Gabrielle.

Além de proporcionar uma mudança na composição corporal, o consumo do produto, aliado aos exercícios, auxilia na utilização da gordura corporal como fonte de energia e no aumento da massa magra.

"O aumento da força muscular é maior quando o chá verde é consumido antes da prática dos exercícios propostos," afirma a pesquisadora.

Benefícios do chá verde

O chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém grande quantidade de compostos que proporcionam uma série de benefícios à saúde.

Dentre seus benefícios estão a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta, aumento da densidade mineral óssea, entre outras.

A pesquisa ainda reforça que a ingestão do extrato também suprime a utilização de carboidrato, que gera aumento na quantidade de glicogênio no músculo, auxiliando o aumento da resistência na corrida, e por se ter menos lactato, há uma maior disposição física para continuar o exercício físico.

Veja outros benefícios já comprovados do chá verde:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Plantas Medicinais

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.