09/02/2011

Proteínas funcionam como chaves para desligar ansiedade

Agência Fapesp
Proteínas funcionam como chaves para desligar ansiedade
Estudo destaca papel da proteína urocortina no retorno ao estado normal após situações estressantes
[Imagem: Ag.Fapesp]

Ansiedade normal e anormal

A ansiedade é algo normal e muitas vezes desejável, sendo parte daquilo que ajuda o homem a superar perigos e ameaças, por exemplo.

Mas, tão importante quanto a ansiedade, é o retorno ao estado normal.

Quem tem dificuldade de "desligar" o estado pode desenvolver distúrbios de ansiedade, estresse pós-traumático e depressão.

Entender como o organismo humano responde a estados de estresse agudo é o que motivou a pesquisa conduzida por Alon Chen e seus colegas no Departamento de Neurobiologia do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel.

Urocortinas

Os cientistas dirigiram o estudo para uma família de proteínas que tem papel importante para regular o mecanismo do estresse. Uma dessas moléculas, a CRF, é conhecida por iniciar uma sequência de eventos que ocorrem quando uma pessoa se sente pressionada.

A pesquisa identificou evidências de que três proteínas, denominadas urocortina 1, 2 e 3, atuam no desligamento da resposta ao estresse.

Os pesquisadores geraram camundongos geneticamente modificados para que não produzissem as três urocortinas e usaram outro grupo controle, de animais normais.

Ao serem submetidos a situações estressantes, os dois grupos reagiram de modo semelhante.

As diferenças foram percebidas 24 horas depois, quando o grupo controle havia voltado ao estado normal, mas o outro ainda estava com os mesmos níveis de ansiedade observados logo após o episódio estressante.

Resposta ao estresse

Para tentar entender os mecanismos de ação das proteínas, Chen e colegas analisaram os dois grupos de camundongos para níveis de expressão de genes com papel conhecido na resposta ao estresse.

Os cientistas verificaram que os níveis de expressão genéticos permaneceram constantes durante e após o estresse nos animais geneticamente modificados. Os padrões se alteraram consideravelmente no grupo controle.

Segundo os cientistas, o motivo é que no primeiro grupo o sistema urocortina não pode ser ativado, impedindo os animais de retornarem ao estado normal.

"Os resultados implicam que o sistema urocortina tem um papel central na regulação das respostas ao estresse. Isso poderá ter implicações para o estudo de distúrbios de ansiedade, depressão e anorexia", disse Chen.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.