Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

27/02/2014

Câmera faz imagens 3D em tempo real do interior do coração

Redação do Diário da Saúde
Chip faz imagens 3D em tempo real do interior do coração
Apesar de pequena, a câmera produz imagens 3D de alta resolução. [Imagem: Georgia Tech Photo: Rob Felt]

Uma nova câmera superminiaturizada consegue transmitir imagens em tempo real e em 3D do interior do coração, de artérias coronárias e até de vasos sanguíneos periféricos.

Essas imagens volumétricas prometem guiar os cirurgiões durante os procedimentos cardíacos, eventualmente permitindo que os pacientes tenham seus vasos sanguíneos desentupidos sem precisar passar por cirurgias mais radicais.

O chip, que mede apenas 1,4 milímetro, é inserido na extremidade de um catéter, que pode então ser introduzido no corpo do paciente em um procedimento menos invasivo do que uma cirurgia tradicional.

Apesar de pequena, a câmera produz imagens a uma velocidade de até 60 quadros por segundo, o que permite a geração de reproduções em câmera lenta com alta definição.

O chip inclui ainda 56 elementos de ultrassom.

"Nosso aparelho permite que os médicos vejam o volume total que está à sua frente no vaso sanguíneo," disse o Dr. Levent Degertekin, do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA).

"Isso dará aos cardiologistas o equivalente a uma lanterna para que possam ver os bloqueios à frente deles nas artérias ocluídas. A tecnologia tem o potencial para reduzir a quantidade de cirurgias que devem ser feitas para limpar estes vasos," acrescentou.

O protótipo será utilizado agora em cirurgias experimentais em animais, antes de ser solicitada autorização para testes em pacientes humanos.

Segundo a equipe, até sua aprovação de uso, a nova câmera deverá ser ainda mais miniaturizada e receber outras melhorias tecnológicas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Sensores

Coração

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ultrassom no 1º trimestre de gravidez pode agravar autismo

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão