07/11/2014

Cirurgia no cérebro feita através da bochecha

Redação do Diário da Saúde
Cirurgia no cérebro feita através da bochecha
A agulha de níquel-titânio tem a estrutura de uma antena de rádio, com tubos concêntricos que avançam empurrados por ar comprimido, um milímetro de cada vez.
[Imagem: David Comber/Vanderbilt University]

Da bochecha ao cérebro

Fazer um furo através do crânio, avançando profundamente no cérebro, até chegar ao ponto necessário para destruir a pequena área onde se originam as convulsões.

Pacientes mais severamente afetados pela epilepsia sabem o quanto um procedimento desses pode ser invasivo, perigoso e exigir um longo período de recuperação.

Para minimizar esses impactos, uma equipe da Universidade de Vanderbilt (EUA) decidiu enfrentar as crises epilépticas de uma forma menos invasiva.

Como a área do cérebro envolvida nas convulsões é o hipocampo, localizado na parte inferior do cérebro, eles desenvolveram um dispositivo robótico que entra no cérebro por baixo, com um furo através da bochecha.

Isso evita a perfuração do crânio e afeta muito menos o cérebro, uma vez que o instrumento cirúrgico chega já mais próximo da área alvo.

Memória de forma

A desvantagem do acesso ao hipocampo pela bochecha é que o caminho é curvo.

Para solucionar esse inconveniente foi necessário desenvolver um novo instrumento cirúrgico, feito de uma liga metálica especial que apresenta "memória de forma" - quando ligeiramente aquecida, a agulha "lembra-se" de seu formato anterior, mudando de forma.

A agulha de níquel-titânio tem a estrutura de uma antena de rádio, com tubos concêntricos que avançam empurrados por ar comprimido, um milímetro de cada vez. Conforme cada seção é liberada, ela é aquecida de forma a assumir a curvatura necessária.

Isto permitiu não apenas guiar o instrumento precisamente ao longo de um caminho curvo, como também abriu a possibilidade de realizar a cirurgia usando uma plataforma robótica que pode operar dentro de um equipamento de ressonância magnética, dando aos cirurgiões uma possibilidade de controle muito maior.

A próxima fase do desenvolvimento do robô cirúrgico consistirá em testes em corpos humanos sem vida.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cirurgias

Cérebro

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.