06/02/2013

Colaboração Cochrane e Wiley assinam novo acordo de publicação

Redação do Diário da Saúde

Evidências de saúde

A Colaboração Cochrane, organização internacional sem fins lucrativos que produz revisões sistemáticas de evidências em saúde assim como a maior base de dados de ensaios clínicos controlados; e a John Wiley & Sons, editora na área de pesquisas científicas, técnicas, médicas e acadêmicas, do desenvolvimento profissional e da educação, anunciaram hoje que irão continuar e redefinir sua parceria para publicar a Biblioteca Cochrane, a partir de Fevereiro de 2013.

O novo contrato inclui um programa para fomentar a disseminação, a influência e o alcance internacional de todo o conteúdo da Cochrane na área de saúde baseada em evidência.

O acesso para usuários de língua não-inglesa será melhorado.

A Colaboração Cochrane e a Wiley irão trabalhar juntas para aumentar o impacto do conteúdo da Cochrane com o desenvolvimento de novos produtos e serviços que serão mais úteis para as comunidades clínica e não-clínica e para aumentar a renome da Colaboração como sendo o maior fornecedor mundial de evidência confiável, independente e de alta qualidade para a tomada de decisões na área de saúde.

Mais da metade da população mundial já pode acessar o conteúdo da Cochrane com apenas um clique, graças aos programas de licenças ou de acesso livre para países de baixa e média renda.

Revisões Cochrane

O novo contrato prevê que todas as revisões sistemáticas Cochrane publicadas a partir de Fevereiro de 2013 estarão disponíveis através de acesso livre 12 meses depois da sua publicação na Biblioteca Cochrane.

Segundo Mark Wilson, Diretor Geral Executivo da Cochrane, "Este novo acordo é um grande estímulo para o trabalho da Colaboração Cochrane de divulgar evidências de alta qualidade para a tomada de decisões na área da saúde. Esta parceria significa um avanço notável para que médicos, pesquisadores e pacientes em todo o mundo tenham acesso pago, gratuito e aberto às revisões sistemáticas Cochrane; também significa um grande investimento em tecnologia e no desenvolvimento de novos produtos que consolidarão nossa posição de vanguarda na área de inovações em informação para a saúde; e também atende aos anseios da nossa organização de promover a saúde baseada em evidências em todo o mundo."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Saúde Pública

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.