28/06/2011

Colesterol bom: não é só a quantidade que importa

Redação do Diário da Saúde

Níveis de colesterol bom

Altos níveis de colesterol "bom" (colesterol HDL) estão associados com uma diminuição no risco de doença arterial coronariana.

Essa doença, que ataca os grandes vasos sanguíneos arteriais, é uma das principais causas de ataque cardíaco e derrame.

Isto sugere que terapias para aumentar os níveis de HDL poderiam ser clinicamente úteis.

No entanto, tais terapias não demonstraram uma diminuição clara na doença, indicando que os efeitos benéficos do HDL provavelmente não estão relacionados apenas à sua abundância.

Funções do colesterol bom

Novas evidências que dão apoio a essa ideia foram obtidas agora por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, liderada pelo Dr. Ulf Landmesser.

O grupo descobriu que o HDL de pacientes com doença arterial coronariana tem efeitos diferentes sobre as células que revestem os vasos sanguíneos do que o HDL de indivíduos saudáveis.

Em particular, o HDL de pacientes com doença arterial coronariana não apresenta os efeitos anti-inflamatórios sobre as células de revestimento dos vasos sanguíneos e pode não estimular a reparação desse revestimento.

Segundo os cientistas, estes dados indicam que, para usufruir do potencial protetor do HDL, deve-se levar em conta também suas funções biológicas, e não apenas sua abundância.

Descobertas sobre o colesterol

A descoberta abre um caminho todo novo de pesquisas justamente sobre essas funções biológicas e como elas variam de indivíduo para indivíduo e, no mesmo indivíduo, entre uma condição saudável e uma condição patológica.

Como é comum acontecer na ciência, este estudo vem demonstrar que as coisas não são tão simples quanto se acreditava.

Outro grupo de pesquisadores já havia demonstrado que mais colesterol bom nem sempre é melhor para a saúde.

Logo depois que a estrutura do HDL foi desvendada, descobriu-se também que o LDL, o chamado colesterol ruim, não é tão ruim quanto se pensava.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Prevenção

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.