Colírio previne doença ocular causada pela diabetes

Colírio previne doença ocular causada pela diabetes
Formulação farmacêutica permeia barreiras oculares e leva princípio ativo à retina. O colírio já está disponível para licenciamento por empresas farmacêuticas.
[Imagem: Leandro Negro/FAPESP]

Retinopatia Diabética

Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram um colírio capaz de prevenir e tratar a retinopatia diabética, complicação que pode comprometer a visão de pessoas com diabetes.

Essa condição decorre de alterações neurais e vasculares na retina geradas pelo efeito tóxico de altas taxas de glicemia (glicose no soro) e constitui uma das maiores causas de redução visual na idade produtiva podendo, inclusive, levar à perda irreversível da visão.

O principal diferencial do novo colírio é o fato de que sua formulação farmacêutica permeia as barreiras oculares e leva o princípio ativo até a retina.

"Atualmente, as opções terapêuticas disponíveis para o tratamento da retinopatia diabética são invasivas, como fotocoagulação com laser, injeções intravítreas ou mesmo cirurgia. O uso do colírio facilitaria a administração do fármaco sem os riscos do procedimento intraocular ou dos danos irreversíveis da fotocoagulação a laser na retina," explicou a pesquisadora Jacqueline Mendonça de Faria.

Colírio preventivo

O colírio pode ser aplicado nas fases precoces da doença - precedendo a sua detecção clínica e atuando essencialmente como neuroprotetor da retina - e também no tratamento de outras doenças, como o glaucoma.

"Este colírio poderá ser aplicado na prevenção, já que atua nos mecanismos precoces da retinopatia diabética e de outras doenças isquêmicas da retina como estresse oxidativo e nitrosativo", disse Jacqueline.

A composição está disponível para licenciamento. Já foi testada experimentalmente em animais de laboratório com resultados promissores, sem efeitos adversos. No entanto, ainda há necessidade de experimentos envolvendo seres humanos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Desenvolvimento de Medicamentos

Prevenção

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.